Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogados lamentam a morte do catalisador Orlando Di Giacomo Filho

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 12 anos

    na terça-feira (11/9), aos 72 anos, o advogado Orlando Di Giacomo Filho, fundador e primeiro presidente do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, o Cesa. Estava internado desde o fim de agosto, por causa de um câncer no pulmão contra o qual lutava há três anos.

    Giacomo construiu uma carreira de sucesso como um artista modela uma obra de arte. No caso dele, uma obra prima. Além da militância de quase 50 anos, a maior parte deles no Demarest & Almeida Advogados, ocupou inúmeros cargos de liderança na seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil.

    Além de fundador, foi o idealizador do Cesa, instituição que, para ele, seria uma congregadora de todos os grandes escritórios de advocacia do país. Esta semana Giacomo receberia, do Cesa, uma placa de homenagem com a certidão de nascimento, que entregava a todos os novos sócios do grupo.

    Para Clemência Gabriela Wolthers, ex-sócia do Pinheiro Neto e presidente do Cesa durante quatro mandatos, Giacomo criou a essência do que hoje é prática comum entre as bancas: a troca de ideias e a busca de soluções operacionais boas para todos. Carlos Mateucci, atual presidente do Cesa, tem Giacomo como referência, um lorde em nossa comunidade.

    No velório do advogados, ao qual compareceu um número enorme de advogados, juízes e autoridades, alguns dos depoimentos abaixo foram dados entre lágrimas tristes e sorrisos com as lembranças que o profissional deixou entre seus fidelíssimos amigos que o acompanharam até o último momento.

    Leia os depoimentos sobre Orlando Di Giacomo:

    Clemência Gabriela Wolthers, ex-sócia do Pinheiro Neto e presidente do Cesa durante quatro mandatos: Giacomo foi o idealizador do Cesa, trinta anos atrás. Ele imaginou a entidade como uma congregadora dos grandes escritórios que na época não eram grandes coisa nenhuma para trocar ideias e experiências. As sociedades começavam a ganhar alguma musculatura e veio a necessidade de encontrar soluções operacionais que afligiam a todos. Não era fácil encontrar respostas em plena era da reserva de mercado na informática, quando sequer se poderia pensar em ter um computador.

    Ajudar-nos uns aos outros era o único jeito de sair do lugar. Era essa a filosofia e a razão de existir do Cesa, o que se mantém até hoje. Os escritórios concorrem pra valer pelo mercado, mas dentro do Cesa trocam ideias como se fossem parceiros. Essa é a essência: identificar os interesses comuns, olhando para de...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogados-lamentam-a-morte-do-catalisador-orlando-di-giacomo-filho/100058771

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)