Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Virtuosismo do Estado tem tudo a ver com tributação

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 11 anos

    Só agora o pequeno foi dormir. Amanhã partem cedo. Férias. Vão com a mãe encontrar os avós na fazenda. O do meio já está lá. Foi antes, na sexta, com a madrinha. Agora vão a mais velha e o menor. Fico aqui trabalhando. Um enorme vazio me preenche.

    Impossível não estar fragmentado. Escusas aos leitores, mas uma escrita fragmentária e pluritemática são tudo o que posso produzir nesse instante, tal qual os protestos de junho que acordaram, assolaram e assombraram o Brasil urbano desse começo de século.

    Impossível não estar (e por um bom tempo estaremos) sob a influência das manifestações. Como as fases da lua movem as marés, as frases das ruas moveram ondas de insatisfação.

    Impossível não estar de saco cheio. Não me vem melhor expressão para definir o sentimento geral de cansaço com o baixíssimo nível da nossa classe política. Uma sensação de estarmos sendo sistematicamente desrespeitados com tanta cafajestagem, com tanta canalhice. Essa semana que passou foi o neo-coronelismo-companheiro que anda para cima e para baixo de jatinho da FAB e pensa que não deve satisfações a ninguém e, o que é pior, quando é descoberto, diz que pagará a conta. Mas a conta não se paga com dinheiro de procedência minimamente duvidosa. Não aceitamos mais dinheiro nem cartão. Aceitamos renúncia.

    A crise é ética. Falta de autoridade moral. No ápice da violência dos protestos nenhuma autoridade apareceu. Apenas a força policial que se pôs cara a cara com a população e deu no que deu. Os políticos, os chefes de governo, onde estavam? Evadiram-se com medo, com muito medo.

    Os pleitos das ruas começaram por um pedido de redução de custos e melhoria nos transportes urbanos e se estenderam para críticas aos sistemas de saúde e de educação e pelo fim de um Estado generalizado de corrupção. O que se pediu e se pede é um Estado eficiente naquelas atribuições que lhe cabem e, para isso, não são precisos 39 ministérios. O que s...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10989
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/virtuosismo-do-estado-tem-tudo-a-ver-com-tributacao/100600695

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)