Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

A Justiça e o Direito nos jornais desta quinta-feira

Publicado por Consultor Jurídico
há 11 anos

O novo decreto anunciado pelo governo do Rio de Janeiro criando a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV) é considerada por especialistas em direto constitucional como uma prática típica de regimes de exceção, comparável aos decretos institucionais do regime militar. O vice-presidente da OAB no Rio, Ronaldo Cramer, classificou o decreto como inconstitucional por criar um órgão com poderes investigatórios, segundo ele, uma prerrogativa exclusiva da União. A OAB propôs ao governo mudanças no decreto, mas não foi ouvida. Advogados consultados pelo jornal Valor Econômico são unânimes em afirmar que a comissão "chove no molhado" por determinar obrigações de investigação parecendo ignorar que eles já estão previstos na Constituição.

Desativação de comarcas

O Conselho Nacional de Justiça concedeu liminar e suspendeu a resolucao do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, que determinava a desinstalação das comarcas de Angélica e Dois Irmãos do Buriti. As comarcas vão seguir funcionando normalmente até decisão final do próprio CNJ, ainda sem data para ocorrer. A liminar foi concedida pelo conselheiro Silvio Luis Ferreira da Rocha. Na decisão, datada desta quarta-feira (24/7), o CNJ alega que as duas Comarcas abrangem uma população de cerca de 20 mil pessoas, e movimentam bem mais de 200 processo...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10985
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações20
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-justica-e-o-direito-nos-jornais-desta-quinta-feira/100620535

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)