Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Informação livre é crucial para fortalecer economia

Publicado por Consultor Jurídico
há 10 anos

Entrevista concedida pela economista Ngaire Woods, diretora da escola de administração pública da Universidade de Oxford, ao jornalista Marcelo Lins, para o programa Milênio, da Globo News. O Milênio é um programa de entrevistas, que vai ao ar pelo canal de televisão por assinatura Globo News às 23h30 de segunda-feira, com repetições às 3h30, 11h30 e 17h30.

Como melhorar a vida de bilhões de seres humanos continua a ser uma das grandes questões do nosso tempo. Há quem ache que a resposta está em governos nacionais enxutos e discretos que não atrapalhem o mercado em toda a sua potencialidade. Outros defendem o caminho mais centrado na prática política, a criação ou o fortalecimento de instituições multilaterais que acenem com regulações e fiscalização além fronteiras. Ganha espaço ainda a ideia de dar mais poder para os países emergentes. Mas talvez a resposta não esteja nem na política pura, nem nos dogmas liberais da economia de mercado. Um possível caminho pode estar em aprimorar os processos de governança, local e internacional, ao mesmo tempo em que se revê as possibilidades de diálogo e cooperação disponíveis. A economista neozelandesa Ngaire Woods defende reformas profundas nos organismos multilaterais para adequá-los à realidade atual. Ressalta a importância de uma regulação clara no setor financeiro para evitar a repetição de uma crise como a de 2008, e lembra que os países que formam o Brics, por mais visibilidade que tenham ganho nos últimos anos, precisam trabalhar juntos se quiserem um dia influenciar decisões em escala mundial. Diretora da Blavatnik School of Government, a escola de administração pública da Universidade de Oxford, Woods também acha importante ouvir com muita atenção e vontade de entender a voz das ruas para não perder o bonde da história. Ngaire Woods esteve no Brasil a convite da Fundação Lemann e falou ao Milênio na Academia Brasileira de Letras, no Rio.

Marcelo Lins Professora Ngaire Woods, obrigado por encaixar esta entrevista em sua agenda aqui no Brasil. Vou começar por um assunto bem geral, que é a governança global. Quando as pessoas ouvem essa expressão, muitas delas pensam no fim dos governos nacionais e locais. O que pode explicar a elas sobre a governança global e quando ela é necessária?

Ngaire Woods A primeira coisa que eu diria é que elas têm razão em achar que a governança global não deve assumir o lugar do governo nacional. O que a governança global, a cooperação entre as nações faz é tornar possível que os governos nacionais cuidem de sua população e atinjam os objetivos almejados por sua população. Portanto, devem se preocupar se alguém propuser algo além disso, mas eu tranquilizaria essas pessoas dizendo que não há a menor chance de que os cidadãos queiram delegar o governo a um organismo que eles não tenham como controlar e responsabilizar.

Marcelo Lins Hoje, quais são os principais desafios para uma cooperação global prática e eficiente?

Ngaire Woods Uma questão específica é o mundo após a crise financeira de 2008. Aquela crise mostrou que a quebra de um banco de investimentos nos EUA poderia repercutir imediatamente no resto do mundo, fazendo com que pessoas no sul da África perdessem seu sustento e sua renda. Isso gera pelo menos três problemas de governança global. Primeiro: como regulamentar? Esses bancos eram regulamentados em sua atividade nacional, mas vagavam pelo mundo sem regulamentação. A cooperação global é necessária para regulamentar bancos internacionais que nenhum governo individual é capaz e para lidar com crises. O Brasil é um país que sabe bem disso, porque ...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10988
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações54
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/informacao-livre-e-crucial-para-fortalecer-economia/112109988

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)