Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Papa Francisco transforma relação da Igreja com fieis

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 10 anos

    Entrevista concedida pelo escritor norte-americano Thomas Cahill ao jornalista Jorge Pontual, para o programa Milênio, da Globo News. O Milênio é um programa de entrevistas, que vai ao ar pelo canal de televisão por assinatura Globo News às 23h30 de segunda-feira, com repetições às 3h30, 11h30 e 17h30.

    A era moderna começa na Renascença, na Itália dos séculos XV e XVI. Leonardo da Vinci, Michelangelo, Maquiavel, os filósofos humanistas redescobriam a cultura greco-romana e a Igreja Católica era questionada pela reforma de Martinho Lutero. O que o Ocidente é hoje, o que se pensa e se acredita dentro da cultura ocidental vem diretamente daquela época, de hereges e heróis. E esse é o título do último livro do escritor Thomas Cahill na série A história não contada. Católico de origem irlandesa, um dos biógrafos do papa João XXIII, Thomas Cahill encontrou o Milênio no Central Park, em Nova Iorque, para falar de hereges e heróis e também do Renascimento da igreja, deflagrado pelo novo papa Francisco, um humanista no Vaticano.

    Jorge Pontual Eu já li todos os livros da série The Hinges of History. Qual é a ideia? Por que The Hinges of History?

    Thomas Cahill São necessários sete livros para responder a esta pergunta. Como chegamos a ser as pessoas que somos? Eu me refiro ao mundo ocidental, que é...

    Jorge Pontual É o seu foco.

    Thomas Cahill São as Américas. Como nós não nos tornamos chineses? Como nós não nos tornamos árabes? Existe uma ligação, um vínculo distinto. Não é apenas uma coisa, a resposta não é simples. É uma série de passos que têm relação com duas fontes. Primeiro, os judeus e os antigos cristãos. Depois, os gregos e, até certo ponto, os romanos. Os romanos como uma espécie de veículo para o pensamento grego no Ocidente. Essas duas vertentes, que de muitas formas são totalmente diferentes, começam a se unir na Idade Média. Então, elas interagem de novas maneiras no período da Renascença e da Reforma.

    Jorge Pontual O que você acha, dentro daquilo em que se concentrou, que é especialmente novo e explica como nós somos?

    Thomas Cahill A Renascença e a Reforma, embora pareçam muito diferentes, partem de uma fonte simples, que foi a redescoberta da literatura e da arte clássicas. Então, alguém como Michelangelo, pela primeira vez em mil anos, é um artista jovem, capaz de olhar para uma antiga escultura grega, que estava desaparecida. Foi enterrada ou estava em algum lugar no leito do mar. Teve de ser levada para lá. No início, apenas algumas peças. Mas foi a redescoberta da arte do passado. Depois, de forma parecida, as pessoas começaram a dizer: Nós não sabíamos disso, mas uma das nossas fontes é a literatura grega. Quem diria? Nós tínhamos esquecido. Isso informou a literatura latina e, por conseguinte, a literatura italiana inicial. Remonta àquela época.

    Jorge Pontual Mas, para a Igreja, era pagã.

    Thomas Cahill Sim, mas o N...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10989
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações85
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/papa-francisco-transforma-relacao-da-igreja-com-fieis/112194554

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)