Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Iniciativa de leis sobre servidores compete apenas ao Executivo

Publicado por Consultor Jurídico
há 10 anos

A iniciativa de leis que tratam de servidores públicos compete, exclusivamente, ao chefe do poder Executivo. Com esse entendimento, o desembargador Evaristo dos Santos, do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar à Prefeitura do Guarujá (SP), em Ação Direta de Inconstitucionalidade, que suspendeu a eficácia da Lei 4.087/14, de autoria do Legislativo, a qual versa sobre o funcionalismo estatal.

Em sua decisão, Evaristo afirmou ainda que, além de ser farta a jurisprudência sobre o tema, a lei citada afronta os princípios de isonomia, razoabilidade, e garantia da livre nomeação e exonoração de servidores do Estado, previstos no artigo 111 da Constituição do Estado de São Paulo.

A Lei 4.087/14 altera o parágrafo único do artigo 1 e o artigo 5 da Lei municipal 3.874/11, conhecida como ficha limpa. A nova redação estabelece que os Secretários Municipais e ocupantes de cargos em comissão devem apresentar documento que comprove residência na cidade, sob pena de exoneração. Os secretários também devem exibir diploma de curso superior.

Autora da ação, a prefeita da cidade, Maria de Brito (PMDB), argumenta que a lei aprovada após rejeição ao veto do Executivo, estabeleceu restrições desarrazoadas e indevidas para a escolha de cargos comissionados e agentes políticos, que, vale registrar, em nada se relacionam com a finalidade da Lei da Ficha Limpa.

Deste modo, constata-se que na verdade a lei impugnada versa sobre os requisitos de investidura de servidores públicos, regime jurídico e provim...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10986
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações33
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iniciativa-de-leis-sobre-servidores-compete-apenas-ao-executivo/116661896

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)