Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Blindagem de empresa em recuperação não vale para sócios

Publicado por Consultor Jurídico
há 10 anos

A blingadem de 180 dias das empresas em recuperação judicial contra cobrança de credores não pode ser estendida em favor de avalistas de nota promissória, mesmo que os avalistas sejam os sócios da empresa.

De acordo com a 14ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, "a suspensão do feito executivo em relação à empresa, por novação, não implica automática suspensão quanto ao sócio-garantidor. Isso porque a obrigação assumida por este é autônoma, inexistindo, em tese, impedimento para o prosseguimento e ajuizamento da execução contra ele".

Seguinto esse entendimento, o colegiado, por maioria, reformou decisão monocrática que havia estendido aos sócios a blindagem de 180 dias. O caso diz respeito à recuperação judicial de um frigorífico de São Caetano do Sul.

A empresa havia tomado um empréstimo em um banco, que passou a cobrar a dívida dos sócios. Na primeira instância, a Justiça suspendeu a cobrança, mas sem estipular prazo. No TJ-SP, o desembargador Carlos Henrique Abrão aplicou o prazo de 180 dias aos sócios. Segundo o desembargador a blindagem prevista na Lei de Recuperação e Falencias "afeta os sócios como também incorporados ao processo de recuperação".

Inconformado, o banco HSBC, representado pelo advogado Bruno Chiaradia, do Bernardi & Schnapp Advogados, recorreu. Citando jurisprudência pacífica do Superior Tribunal de Justiça, a defesa a alegou que a decretação da falência do devedor principal não impede o prosseguimento da execução contra os devedores solidários.

Ao analisar o caso, a 14ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP deu razão ao banco, ficando vencido o desembargador Carlos Henrique Abrão. A maioria seguiu o voto do desembargador Melo Colombi.

De acordo com Colombi, não cabe suspensão da execução em favor de avalistas de nota promissória em razão de a empresa devedora princ...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10986
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações34
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/blindagem-de-empresa-em-recuperacao-nao-vale-para-socios/119755081

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)