Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Técnica bancária pode acumular cargo de professora

Publicado por Consultor Jurídico
há 10 anos

Baseada no artigo 37, inciso XVI, alínea b, da Constituição, que garante a acumulação remunerada do cargo de professor com outro técnico ou científico na esfera pública, a 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu o direito de uma funcionária da Caixa Econômica Federal atuar como técnica bancária e docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A primeira instância havia proibido a acumulação dos cargos praticada pelo banco. O Tribunal Regional Federal da 21ª Região (RN), no entanto, reformou a decisão, baseada no entendimento de que a empresa, ao exigir da funcionária o seu desligamento ou a exoneração do cargo de professora, extrapolou os limites do seu poder diretivo.

No recurso ao TST, a Caixa sustentou que o cargo de técnico bancário não pressupõe conhecimento específico que autorize a acumulação de cargos públicos, como exige a exceção do preceito constitucional.

Para o relator da matéria no TST, ministro Renato de Lacerda Paiva, o exercício da função no banco exige conhecimento específicos e não poderia “ser executada desprevenidamente por qualquer leigo”. Ainda segundo ele, a seleção para a vaga exige conhecimentos sobre abertura e movimentação de conta...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10991
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações103
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tecnica-bancaria-pode-acumular-cargo-de-professora/126713687

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)