Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Mandado de Segurança não é aceito no STJ para interromper prescrição penal

Publicado por Consultor Jurídico
há 10 anos

O ministro Rogerio Schietti, da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, suspendeu a tramitação do Mandado de Segurança, impetrado pelo Ministério Público de São Paulo, que pedia a aceitação de denúncias contra 30 executivos de 12 empresas acusadas de formação de cartel na licitação da linha 5-lilás do Metrô de São Paulo.

Com a decisão, o mérito do Mandado de Segurança só poderá ser decidido após o julgamento de pedido de Habeas Corpus impetrado no STJ por um dos denunciados, Albert Fernando Blum, então presidente da empresa DaimlerChrysler, uma das citadas na acusação.

O Grupo Especial de Delitos Econômicos do MP calcula que o prejuízo causado aos cofres públicos com a celebração de cinco contratos entre os anos de 1999 e 2010 gira em torno de R$ 850 milhões (30% do montante dos contratos).

Em 31 de março deste ano, a Justiça reconheceu, em primeira instância, a prescrição dos delitos e extinguiu a punibilidade dos denunciados, rejeitando a acusação. O MP interpôs recurso para que fosse afastada a prescrição, mas, diante do risco de que os crimes viessem a expirar em curto prazo, impetrou Mandado de Segurança em que pediu o imediato recebimento da denúncia.

O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu parcialmente liminar no Mandado de Segurança para receber a denúncia e determinar o prosseguimento da ação penal. Alé...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10991
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mandado-de-seguranca-nao-e-aceito-no-stj-para-interromper-prescricao-penal/126876042

Informações relacionadas

Rafael Costa Monteiro, Advogado
Notíciashá 4 anos

Vara De Execuções Fiscais Municipais De Curitiba reconhece a Prescrição Intercorrente em processo de IPTU

(Modelo) Ação declaratória de vício redibitório c/c pedido de indenização por danos morais - caso prático faculdade - Civil.

Larissa Almeida, Advogado
Modeloshá 5 anos

Mandado de segurança com pedido de Liminar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)