Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Dono de motel responde por funcionário que permitiu entrada de menor

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

Por Jomar Martins

A responsabilidade em cumprir a lei é do proprietário do estabelecimento, não importando qual funcionário agiu de forma contrária a ela. Sendo assim, o dono de um motel deve ser responsabilizado por permitir a entrada de uma menor de idade no local. Foi o que entendeu a 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, ao confirmar decisão que multou em 10 salários-mínimos um motel do interior gaúcho que permitiu a entrada de uma garota de 14 anos.

O artigo 250 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz ser infração administrativa hospedar menor em hotel, pensão ou motel desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita deles, e nem da autoridade judiciária.

Em recurso de Apelação, o proprietário tentou se defender, alegando que não sabia que a menor estava no seu estabelecimento. O sobrinho do proprietário disse que o documento de identidade só é exigido quando há suspeita de que o cliente seja menor de idade. Em juízo, a menor confirmou que esteve no motel e que manteve relações sexuais com outro adolescente.

‘‘Não importa quem recebeu a menina e permitiu sua entrada e permanência no local, pois a responsabilidade pelo atendimento à legislação é do proprietário do estabelecimento, cabendo a ele orientar seus funcionários para que tomem as cautelas necessárias, a fim de evitar que menores frequentem o local sem acompanhamento dos pais ou responsáveis, ou autorização expressa destes’’, escreveu no acórdão o desembargador-relator Jorge Luís Dall’Agnol.

O relator observou, ainda, que o dispositivo do ECA prevê multa de até cinquenta salários de referência. E que a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 dias, em caso de reincidência.

Clique aqui para ler o acórdão modificado.

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10982
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações103
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dono-de-motel-responde-por-funcionario-que-permitiu-entrada-de-menor/155020780

Informações relacionadas

Guilherme Marinho, Advogado
Artigoshá 7 anos

Crime de Abigeato, o que é isso?

Jurisprudênciaano passado

Tribunal de Justiça da Paraíba TJ-PB - APELAÇÃO CRIMINAL: APR XXXXX-88.2014.8.15.0131

Correio Forense
Notíciashá 10 anos

Juíza condena proprietários de motel por permitirem entrada de adolescentes no estabelecimento

Gabriela Sousa, Advogado
Artigoshá 7 anos

Crime de rixa e responsabilidade penal do agente

Âmbito Jurídico
Notíciashá 7 anos

Câmara mantém condenação de motel que permitiu a entrada de adolescentes

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)