Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ator Bill Cosby é processado civilmente por assédio sexual há 40 anos

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 9 anos

    A ação judicial movida pela americana Judy Huth, agora com 55 anos, demanda o pagamento de “indenização punitiva e exemplar” pelo ator Bill Cosby, 77, por (suposto) assédio sexual em 1974, quando ela tinha 15 anos de idade. Para a comunidade jurídica do país, o mais interessante desse processo é discutir as leis que regem a prescrição.

    O conceito de prescrição, nos EUA, é fácil de entender, como em qualquer outro país. Na common law, a prescrição é tratada como “estatuto das limitações” (statute of limitations), que limita o prazo para uma pessoa mover uma ação na Justiça, na esfera civil, ou para um promotor processar um suposto criminoso, na esfera criminal.

    Mas há complexidades. Assim como no Brasil pode ser um tanto complexo, para muitos, distinguir entre prescrição e decadência, nos EUA (onde, a propósito, não existe a figura da “decadência”) é, algumas vezes, difícil conhecer todas as exclusões ao “estatuto das limitações” — os prazos existem, mas vêm, frequentemente, acompanhados de “poréns”. Também é difícil acompanhar as mudanças que se processam, de tempos em tempos, nas legislações de cada estado.

    No caso da ação contra Bill Cosby, por exemplo, os interessados devem se referir à legislação específica da Califórnia — parecida com as de outros 27 dos 50 estados americano...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ator-bill-cosby-e-processado-civilmente-por-assedio-sexual-ha-40-anos/155077841

    Informações relacionadas

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 12 anos

    Lei nova: mudou a contagem da prescrição nos crimes contra a dignidade sexual

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 12 anos

    Carlos Amaral: Prazo prescricional da Lei Joanna Maranhão evitará impunidade

    Raquel Tedesco, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Até quando posso denunciar um abuso sexual ocorrido na infância?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)