Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Cemitério é condenado por transferir corpo para cova de indigentes

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

Por conta da transferência de um corpo para a cova de indigentes, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás determinou que a empresa que administra um cemitério indenize em R$ 15 mil um pai pela exumação do corpo de seu filho e pela venda do jazigo sem a sua autorização. A decisão foi unânime.

“O sentimento de respeito e veneração dos mortos é elemento arraigado na cultura dos povos cristãos sendo, inclusive, objeto de proteção na legislação penal brasileira. Assim, o descaso contra a perpetuidade da gaveta, testemunhado no caso vertente, sua transferência para a vala comum e venda de jazigo, fez nascer, para os familiares, o direito a serem ressarcidos”, entendeu o relator do processo, desembargador Geraldo Gonçalves da Costa.

O homem comprou um jazigo duplo em 2006, por R$ 980, com concessão vitalícia, para que seu filho, morto aos 23 anos, fosse enterrado no local. Por meio de uma reportagem de TV, o homem soube, em 23 de agosto de 2012, que o cemitério exumou 20 corpos, sem o conhecimento de familiares, e os depositou em covas comuns, juntamente a restos mortais de indigentes.

Como justificativa, a empresa alegou que o pai estava inadimplente com as parcelas mensais de manutenção e que o contrato de compra e venda de túmulo prevê a retirada do corpo e a alienação do jazigo, em casos da falta de pagamento.

Em primeiro grau, a 1ª Vara Cível e Fazenda Pública Estadual entendeu ser abusivas as cláusulas do documento firmado entre ambas as partes. “Em se tratando de relações de consumo, descabido falar em força obrigatória do contrato, mormente quando verificada, no instrumento contratual em questão, a existência de obrigações lícitas e abusivas para a parte hipossuficiente da relação negocial (o consumidor)”, explicou o desembargador Costa, concordando com a decisão de primeiro grau. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-GO.

Clique aqui para ler a decisão.

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10982
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações263
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cemiterio-e-condenado-por-transferir-corpo-para-cova-de-indigentes/157940705

Informações relacionadas

Bruna Leticia Galiotto, Advogado
Modeloshá 2 anos

ação de autorização para exumação e translado de restos mortais

Petição Inicial - TJSP - Ação de Pedido de Alvará para Transferência do Corpo Mortal para outro Cemitério, em Razão dos Fatos e Fundamentos a Seguir Expostos - Alvará Judicial

Petição Inicial - TJSP - Ação para Exumação e Transferência de Corpo Enterrado em Lugar Diverso C.C. Pedido de Tutela C.C. Pedido de Liminar C.C. Dano Moral - Procedimento Comum Cível - contra Prefeitura Municipal de Sabino

Tribunal de Justiça de Alagoas
Peçaano passado

Petição Inicial - TJAL - Ação Alvará Judicial para Liberação de Corpo - Petição Cível

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sou administrador de cemitérios! E concordo com a decisão da justiça. Existem outros meios para resolver o assunto mencionado. continuar lendo