Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A Justiça e o Direito nos jornais desta sexta-feira

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 9 anos

    Um dos executivos ainda presos na "lava jato", o vice-presidente da Engevix, Gerson de Mello Almada, afirmou, em nova petição enviada ao processo na Justiça Federal, que o governo federal foi loteado para “satisfazer partidos políticos”. Segundo Almada, a Petrobras foi usada para arrecadar dinheiro que abasteceria a base aliada no Congresso. Segundo ele, Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da estatal e um dos principais delatores do esquema, era o personagem escolhido por agentes do governo para achacar as empreiteiras. As informações são do jornal O Globo.

    Estratégia de defesa
    A acusação feita pelo vice- presidente da Engevix, Gerson de Mello Almada, reforça uma estratégia já adotada por outros implicados nas investigações: caracterizar o esquema de corrupção na Petrobras como político. O objetivo é fazer com que a principal responsabilizada seja a estatal, diminuindo, assim, a culpa das empreiteiras nos negócios escusos descobertos na operação "lava jato". As informações são do jornal O Globo.

    Prisão preventiva
    O juiz federal Sergio Moro decretou nesta quinta-feira (22/1) a prisão preventiva de Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras. Cerveró foi preso temporariamente no último dia 14 de janeiro, com prazo até sábado (24/1). A decisão, tomada pelo juiz plantonista Marcos Josegrei da Silva, foi reanalisada por Moro em novo despacho. Para o juiz, haveria risco de Cerveró seguir na "atividade delitiva, tornando cada vez mais remotas as possibilidades de identificação e sequestro do produto dos crimes". As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

    Quebra de sigilo
    A Justiça Federal determinou a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que cumpre pena em regime aberto por condenação na Ação Penal 470, o processo do mensalão. O petista é investigado na operação "lava jato". O Ministério Público Federal encontrou transferências bancárias de empreiteiras ligadas ao esquema de corrupção na Petrobras à empresa JD Assessoria e Consultoria, que pertence a Dirceu e a um irmão. A quebra de sigilo se estende também a Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, irmão do ex-ministro. As informações são do jornal Estado de Minas.

    Pedido de liberdade
    Alegando transtorno bipolar, a defesa do vice-presidente da Camargo Corrêa, Eduardo Leite, pediu a liberdade do empresário. A defesa entregou à Justiça um atestado médico assinado pelo psiquiatra Sivan Matter, no qual afirma que ele, na cadeia, apresentou piora na doença “realçando sintomas de angústia, a...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-justica-e-o-direito-nos-jornais-desta-sexta-feira/162259553

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)