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8 de Maio de 2024

Justiça revoga justa causa de atendente que destatrou cliente

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

Justia revoga justa causa de atendente que destatrou cliente

Por considerar uma função penosa, a 73ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro revogou a demissão por justa causa de uma atendente de telemarketing que, durante uma ligação, destratou o cliente.

Segundo a empresa a funcionária teria usado palavras de baixo calão durante o atendimento de um cliente. Em depoimento pessoal, a autora reconheceu ter destratado seu interlocutor na ligação telefônica depois de ter tido sua feminilidade questionada, já que sua voz é grave.

Ao julgar a ação, o juiz titular da 73ª Vara do Trabalho, José Saba Filho, ressaltou o caráter penoso do trabalho em telemarketing e a relação conflituosa entre consumidores e atendentes. Ele destacou, ainda, não haver nos autos informação do réu sobre os cuidados necessários para lidar com as manifestações psicossomáticas que acometem os operadores.

Na avaliação do juiz, o ato da trabalhadora "não pode ser considerado como exercício de falta grave que possa desaguar em uma punição maior, o despedimento por justa causa. A penalidade imposta mostra-se excessiva face à falta cometida pela autora".

O juiz declarou que a extinção do pacto laboral se deu por iniciativa do empregador, sem justa causa, e reconheceu como devidos o pagamento de férias proporcionais, acrescidas de um terço, décimo terceiro salário, saldo de salário, aviso prévio e indenização de 40% sobre o FGTS. Ele indeferiu o pedido de dano moral feito pela atendente. Cabe recurso. Com informações da assessoria de imprensa do TRT-1.

Clique aqui para acessar o acórdão.

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1 Comentário

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E quem começou o bafafá? A atendente ou o cliente? ... Se o cliente foi agredido primeiro tem de ser indenizado, e por ela ... só o que falta agora é alguém me incomodar com ligações e ainda me distratar.

Se o trabalho é penoso e vc não dá conta, vai atrás de outro emprego ... essas ligações beiram o absurdo importunando as pessoas que agora ainda podem ser destratadas.

Não vejo nada de errado na conduta da empresa pelo que está descrito ... os atendentes devem comunicar aos seus superiores que estão estressados antes de descontar em quem já está sendo incomodado. continuar lendo