Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Líderes comunitários terão curso do TJ-RJ sobre Direito Constitucional

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

Por Giselle Souza

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro começará a oferecer, a partir da próxima terça-feira (3/3), um curso de especialização em Direito Constitucional para 60 lideranças comunitárias, que são responsáveis pelo desenvolvimento de trabalhos de promoção social nas periferias.

A aula inaugural acontecerá às 15h, no auditório Nelson Ribeiro Alves, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, que fica no 4º andar da Lâmina I do Fórum Central.

Segundo a desembargadora Cristina Tereza Gaulia, idealizadora e coordenadora do Programa Justiça Cidadã, o curso visa a uma formação contínua dessas lideranças. O Justiça Cidadã existe há 11 anos e tem como objetivo capacitar agentes de comunidades carentes ao lhes proporcionar conhecimento nas áreas de direito, justiça e cidadania, assim como de métodos alternativos para a solução de conflitos. A ideia é que eles sejam multiplicadores de boas práticas.

Desde a criação do programa, cerca de 850 pessoas já foram atendidas. No entanto, a desembargadora estima que, direta ou indiretamente, mais de cinco mil pessoas foram alcançadas nas comunidades, pois cada participante é um disseminador das informações.

De acordo com Cristina, o programa se constitui também numa troca de informações entre os que ensinam e os que aprendem. “Os magistrados acabam aprendendo sobre as características de vida de quem mora na periferia. Encontramos casais que, por questões financeiras, têm dificuldade de legalizar a sua união ou de registrar um filho. Dessas necessidades básicas, surgem iniciativas no TJ para facilitar o acesso aos serviços da Justiça”, explicou.

O curso de especialização em Direito Constitucional será composto por cinco palestras, respectivamente ministradas pelos desembargadores Cristina Tereza Gaulia, Claudio Brandão de Oliveira, Nagib Slaib Filho, Claudio Luis Braga Dell’Orto e a juíza Andréa Barroso Silva de Fragoso Vidal. Todas ocorrerão no horário das 16h às 19h, no auditório da Emerj. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-RJ.

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10989
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações17
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lideres-comunitarios-terao-curso-do-tj-rj-sobre-direito-constitucional/170298546

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

deveria estender o curso de introdução ao direito Penal para os jovens nas escolas... continuar lendo