Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TST rescinde contrato de trabalhador com empresa irregular

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

Em razão da conduta ilegal da empregadora, a 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho aceitou a rescisão indireta do contrato de trabalho de um vigilante com uma empresa de vigilância. A companhia é acusada de não depositar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e manipular os controles de jornada do trabalhador, dentre outras irregularidades.

A rescisão indireta é uma espécie de justa causa do empregador devido a falta grave por ele cometida. O colegiado aplicou o entendimento de que o trabalhador faz jus à rescisão indireta — ainda que tenha tolerado a conduta ilegal da empresa por longo tempo, uma vez que a necessidade na manutenção do contrato de trabalho é fator preponderante para a sua subsistência e da família.

A rescisão indireta foi deferida na primeira instância, mas cancelada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que abrange a cidade de Campinas, que entendeu que o trabalhador demorou a reagir à conduta ilegal da empregadora.

O empregado trabalhou para a empresa e outras duas empresas a ela vinculadas de 1999 a 2011, com apenas um período de férias em todo esse tempo. Para o TRT-15, o desligamento foi voluntário, com o recebimento apenas de férias e 13º salário proporcionais.

O trabalhador recorreu e o caso foi distribuído ao ministro Emmanoel Pereira. Na avaliação do relator, os fatos apresentados pelo TRT-15 caracterizaram a falta grave do empregador.

O ministro ressaltou que o TST tem decidido que a aceitação, pelo empregado, do descumprimento de obrigações contratuais, ainda que tenham ocorrido desde o início do contrato, resultam da sua situação de hipossuficiência e de seu interesse em manter o posto de trabalho.

“Não se aplica o princípio da imediatidade ao trabalhador que não aciona a empresa diante da prática de conduta ilegal por não cumprir obrigação prevista em lei”, escreveu. Com informações da assessoria de imprensa do TST.

Processo: RR-1653-49.2011.5.15.0021

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10983
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações46
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-rescinde-contrato-de-trabalhador-com-empresa-irregular/182398690

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)