Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

OIT intermediará conflito entre sindicatos e o Estado brasileiro

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) virá ao Brasil entre os dias 25 e 27 de maio de 2015 para discutir e intermediar uma solução para conflitos de ingerência do Estado na organização sindical local.

Essa mediação será feita por uma comitiva da Organização Internacional do Trabalho (OIT), com o objetivo de acalmar os ânimos do movimento sindical, representado pelas principais centrais sindicais, que criticam a anulação de cláusulas coletivas decorrentes da livre negociação coletiva, a cobrança da taxa assistencial dos trabalhadores não sócios dos sindicatos e a limitação do direito de greve, esta, por conta das decisões da Justiça do Trabalho e de atos do Ministério Público do Trabalho, que segunda elas, representam intervenção estatal indevida e ofendem o disposto no artigo e incisos da Constituição Federal.

A ingerência estatal na organização sindical é criticada pelas centrais sindicais, as quais sustentam que os órgãos do Estado brasileiro estão descumprindo importante conquista obtida com a Constituição Federal de 1988, que no artigo , inciso I veda a intervenção e interferência do Estado na organização sindical, bem como em normas da OIT sobre a autonomia dos acordos firmados entre sindicatos e empresas, porque, com base em precedentes jurisprudenciais do Tribunal Superior do Trabalho (Orientação Jurisprudencial 17 e o Precedente Normativo 119) dec...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10989
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações147
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oit-intermediara-conflito-entre-sindicatos-e-o-estado-brasileiro/186452451

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)