Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Não deve incidir ICMS em compras com cartões de lojas

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

Está em julgamento perante a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal, no RE 514.639/RS, a incidência do ICMS no âmbito dos acréscimos financeiros decorrentes do financiamento das operações de compra feitas com cartão de crédito emitido pela própria empresa vendedora.

O julgamento encontra-se suspenso por pedido de vista da ministra Cármen Lúcia, após o voto do ministro Relator, Dias Toffoli, acolhendo o recurso extraordinário do Estado do Rio Grande do Sul.

Em síntese, o recurso objetiva a reforma de acórdão do Superior Tribunal de Justiça que afastou, da base de cálculo do ICMS, os encargos financeiros advindos daquele tipo de operação.

A Fazenda Estadual, para suportar sua tese pela incidência, afirma que esse tipo de operação configura mera antecipação do crediário e, não, de uma operação de financiamento. Isto porque, a empresa vendedora assume, com recursos próprios, o financiamento das compras realizadas em suas lojas, passando os encargos financeiros cobrados nas vendas a prazo, valores devidos e pagos à própria vendedora, a integrar o valor das operações de saída de mercadoria.

Noutro giro, seguindo a linha de raciocínio adotada pelo Superior Tribunal de Justiça, a recorrida consignou que a incidência do tributo deve ocorrer, unicamente, sobre o fato gerador, isto é, o valor de compra e venda estipulado em nota fiscal na saída da mercadoria e não sobre o acréscimo decorrente de financiamento, pouco importando se o financiamento do preço da mercadoria é proporcionado pela própria empresa vendedora ou por instituição financeira.

O relator, ministro Dias Toffoli, assinalou que:

“financiando a recorrida diretamente a aquisição do bem, não há como desvincular a operação de compra e venda dos acréscimos financeiros exigidos, razão pela qual o ICMS (antigo ICM) deve incidir sobre o valor total da operação, pois a abertura de crédito mediante cartão próprio não modifica a natureza da operação como de venda a prazo, merecendo tratamento diverso das vendas à vista efetivadas com a utilização de crédito bancário. Para que não haja a inclusão, é imprescindível que, ao fim e ao cabo, existam efetivamente duas operações distintas: a de compra e venda entre o fornecedor e o consumidor e a de financiamento entre esse e a financeira. Não havendo a efetiva intermediação da financeira, os encargos devidos, por força do arcabouço constitucional do ICMS, configurado também pela Lei Complementar nº 87/96, comporão a base de cálculo sobre a qual o imposto em questão deve incidir”.

Entendemos que a melhor interpretação é aquela conferida pelo STJ. Isso porque, os encargos, sejam eles de cartão próprio ou não, correspondem a algo diametralmente oposto ao preço da mercadoria. Não podem eles ser base de ICMS.

Esperamos que, a despeito da reduzida perspectiva de êxito, o STF venha a rever a posição até o presente momento adotada.

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10982
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações42
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nao-deve-incidir-icms-em-compras-com-cartoes-de-lojas/192593313

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)