Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Senado faz levantamento de leis aprovadas em 2013

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 10 anos

    Em meio a temas controversos e pacíficos, o Senado aprovou uma série de novas regras que passaram vigorar em 2013. A Casa fez uma seleção das principais leis que passaram pelas mãos dos senadores e foram publicadas no ano passado, incluindo a minirreforma eleitoral, a chamada PEC das Domésticas, o programa Mais Médicos e mudanças nas normas de meia-entrada.

    Foram criados mais três tribunais regionais federais, penas para empresas que cometam atos de corrupção e a definição do que é organização criminosa. Dentro da Casa, o voto secreto na cassação de mandatos de parlamentares foi proibido, passou-se a exigir ficha limpa para preenchimento de cargos de confiança e decidiu-se devolver simbolicamente o mandato do ex-presidente João Goulart, deposto há 50 anos com o golpe militar.

    Veja o que entrou na lista:

    Emenda Constitucional 72 iguala os direitos dos trabalhadores domésticos aos dos demais trabalhadores.

    Emenda Constitucional 73 cria mais três tribunais regionais federais: o da 6ª Região, com sede em Curitiba e jurisdição no Paraná, em Santa Catarina e em Mato Grosso do Sul; o da 7ª Região, com sede em Belo Horizonte e jurisdição no estado de Minas Gerais; o da 8ª Região, com sede em Salvador e jurisdição na Bahia e em Sergipe; e da 9ª Região, com sede em Manaus e jurisdição no Amazonas, no Acre, em Rondônia e em Roraima.

    Emenda Constitucional 74 dá às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal autonomias funcional e administrativa, inclusive para a definição de sua proposta orçamentária. Até então, as garantias só eram dadas às Defensorias Públicas Estaduais.

    Emenda Constitucional 75 garante imunidade tributária para fonogramas e videofonogramas produzidos no Brasil com obras musicais de autores brasileiros ou interpretados por brasileiros, com o objetivo de reduzir os preços de CDs e DVDs.

    Emenda Constitucional 76 institui o voto aberto na análise dos vetos presidenciais e na cassação de mandatos de parlamentares p...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10979
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-faz-levantamento-de-leis-aprovadas-em-2013/218957356

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)