Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado de taxistas critica Judiciário por proibir fiscalização do Uber

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 9 anos

    A decisao do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que proibiu os agentes de trânsito de aplicarem punições aos motoristas credenciados do Uber foi duramente criticada por representantes de taxistas na audiência pública que a seccional fluminense da Ordem dos Advogados do Brasil promoveu nesta quinta-feira (20/8). O advogado da categoria Abdul Nasser afirmou que os poderes Executivo e Legislativo dos municípios têm competência para fiscalizar e regulamentar, respectivamente, o transporte remunerado de passageiros.

    Audiência pública na OAB-RJ debateu o
    uso do aplicativo Uber no Rio de Janeiro.
    Lula Aparício

    A decisao do TJ-RJ se baseia no artigo 170 da Constituição Federal, que diz que a ordem econômica é fundada na livre iniciativa, por isso a administração pública não pode impedir ou limitar trocas voluntárias entre particulares, “a menos que demonstre de forma inequívoca que a medida é necessária para a proteção de um interesse fundamental”.

    Para o advogado dos taxistas, o princípio da livre concorrência não é absoluto — sua aplicação deve ser sobrepesada a outros previstos na Constituição. Ele destacou o capítulo que trata das cidades e da competência dos municípios para organizá-las. Nesse escopo, ele explicou que foram editados o Estatu...



    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10988
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações84
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-de-taxistas-critica-judiciario-por-proibir-fiscalizacao-do-uber/222030510

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)