Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Escrivã judicial é presa por se recusar a emitir licença para casamento gay

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

A noção de que, nos Estados Unidos, existe uma “parede de separação entre a igreja e o Estado”, expressa na frase cunhada por Thomaz Jefferson, em 1802, é uma via de mão única no país. Serve apenas ao propósito inicial de que o Estado não deve interferir na religião. O inverso não se aplica. As interferências dos religiosos nas leis são frequentes e geram conflitos que, frequentemente, terminam na Justiça.

São casos de cruzes e placas com textos religiosos em órgãos públicos, orações no início sessões legislativas, entre outros. Mais recentemente, os religiosos obtiveram uma vitória significativa na Suprema Corte contra o programa de seguro-saúde governamental, chamado Obamacare.

O programa obriga empresas e outras organizações a terem seu próprio seguro-saúde em favor de seus funcionários. A cobertura é semelhante a de outros planos de saúde e, como tal, inclui o pagamento de despesas de controle de natalidade, como a aquisição de contraceptivos. Algumas organizações, dirigidas por pessoas religiosas, entraram na Justiça para se desobrigarem da cobertura de tais despesas pagãs e ganharam uma isenção da Suprema Corte.

Ordem de prisão
No caso do casamento gay, os religiosos não tiveram o mesmo sucesso. Nesta quinta-feira (3/9), uma escrivã de um tribunal do Condado de Rowan, em Kentucky, foi mandada para a prisão, porque se recusou a emitir licenças de casamento a casais gays ...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10991
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações21
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/escriva-judicial-e-presa-por-se-recusar-a-emitir-licenca-para-casamento-gay/227822609

18 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Em um cartório, o que vale são as leis do estado.

Um funcionário público por sua vez, serve ao estado. Não as suas crenças pessoas. Portanto não há erro na prisão dessa escrivã. Seria errado SE fosse um padre ou um pastor sendo preso por se recusar a casar pessoas do mesmo sexo em igrejas.

Mas aqui, é uma funcionária pública achando que o estado e suas leis não estão acima de suas crenças pessoas. Quando na verdade, estão sim. Isso é, em instituições públicas. Onde o que vale são as leis dos estado.

É lamertável demais ver que ainda tem cristãos fazendo o mesmo que os radicais islâmicos fazem. Isso é, no sentido ideolóhgico. continuar lendo

A repartição pública não é lugar de proselitismo, o funcionário público tem de agir com impessoalidade, rapidez, zêlo, etc...pois ela está recebendo seus vctos dos tributos pagos pelo cidadão, inclusive o dela. continuar lendo

Mussulmanos do Brasil NÃO QUEREM CUMPRIR A LEI para uso da CNH

Muçulmanas usam véu em fotos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A União das Entidades Islâmicas do Brasil diz que o problema ocorre em outros Estados. Os Detrans do Paraná e do Rio afirmam que seguem a norma nacional e que jamais receberam alguma orientação clara do Denatran a esse respeito.

http://www.verdadegospel.com/detrans-proibem-muculmanas-de-usarem-veu-em-fotos-de-cnh/

E aí eu me pergunto, relativizar a lei pode até que ponto? continuar lendo

Como vivemos num país atrasado em q fazemos tudo o que a mídia manda,,,e obedecemos cegamente ,,,é muito,,,, muito salutar vermos exemplos de fora ,,em q a pessoa age com ética,,,faz e pensa por si mesmo,,,e tem opinião ,,,qdo uma pessoa acredita (tem fé) em algo, e pratica aquilo,,,logo é taxado de algo pelas ordas de gente unanima,,,demos lembrar q a unanimidade é coisa de imbecil,,,,parabenizo esta senhora ,,,e já vou alertando os imbecis de plantão quem conhece a história da humanidade sabe q isto é só o inico,,,vcs não tem noção do quem ai pela frente,,,é sempre bom lembra a Alemanha dos anos 20 e 30,,,,,e o q aconteceu logo em seguida,,, continuar lendo

""(...) No tribunal, ela reafirmou que não emitiria a licença e proibia seus subordinados de fazê-lo.
(...) Quando lhe perguntaram com que autoridade estava tomando essa decisão, ela disse que o estava fazendo com base nas leis de Deus. E a lei do país? A lei de Deus prevalece, ela disse""

Então, para que fazer direito, né??? continuar lendo