Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Validade da cessão de direitos hereditários depende de particularidades

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 14 anos

    De acordo com o Código Civil de 2002, nos artigos 1.793 e seguintes, há algumas formalidades que devem ser atendidas para que se atribua validade e eficácia à cessão de uma herança. A cessão de um quinhão pode ocorrer a título gratuito ou oneroso, assim como de toda a herança ou de parte dela. Deve ser formalizada mediante instrumento público, sob pena de nulidade, ou submetido à autorização judicial, como determinam os artigos 166 e 1.793, do Código Civil. A cessão perderá o caráter de cessão, se realizada após a partilha dos bens. Contudo, o instrumento será válido, mas na qualidade de mera alienação de bens. Frise-se que o cessionário receberá a herança no estado em que se encontra, pelo que correrá os riscos de ser absorvida por dívidas pendentes.

    Como todo negócio jurídico, é exigido que o agente seja capaz e, na hipótese de o cedente ser casado, deve-se colher o consentimento expresso do cônjuge, o que apenas é dispensável quando se tratar de separação de bens, previsto no artigo 1.647, inciso I, do Código Civil. Acrescente-se que o direito de ceder a herança alcança ao cônjuge. Conforme vedação disposta no artigo 426, do Código Civil, não pode ser objeto de contrato a herança de pessoa viva. Logo, é nula, de pleno direito, a cessão de direitos hereditários realizada antes do falecimento da pessoa que der causa à abertura da sucessão.

    Por força de lei, é vedada a cessão, por um dos herdeiros, do seu direito hereditário, em relação a qualquer bem da herança considerado singularmente, como mand...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10988
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1711
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/validade-da-cessao-de-direitos-hereditarios-depende-de-particularidades/2390862

    Informações relacionadas

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Contrato de Cessão e Transferência de Direitos de Herança

    Morganna Neves, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    O herdeiro pode vender bens sem fazer o inventário?

    Julio Martins, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Já tenho a Cessão de Direitos Hereditários. E agora? Qual o próximo passo para a regularização?

    Ana Paula Gomes, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Contrato Particular de Cessão de Direitos Hereditários

    Davi Ribeiro, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Quando devo usar Cessão de Direitos e quando devo usar Contrato de Compra e Venda?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)