Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Na TV, presidente da AMB defende férias de 60 dias e ética dos juízes

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 12 anos

    O Roda Viva , programa de entrevistas da TV Cultura de São Paulo, recebeu Nelson Calandra, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), nesta terça-feira (13/2). Na apresentação do programa, dá-se uma dimensão do entrevistado: O Brasil tem hoje cerca de 17 mil juízes, dos quais 15 mil são sócios da AMB. O programa foi aberto pelo apresentador Mário Sérgio Conti com a questão que está se tornando padrão em entrevistas do gênero: a competência do Conselho Nacional de Justiça para mover processos disciplinares administrativos contra os juízes.

    Calandra foi questionado sobre a decisão do Superior Tribunal Federal em manter intatos os poderes do CNJ previstos na Emenda Constitucional 45, o que, de certa forma, contraria o entendimento da AMB. Calandra disse que respeita a soberania do órgão, mas defende a competência das corregedorias locais dos tribunais. Para ele, quem primeiro processa o magistrado é o tribunal; depois, o CNJ.

    Para o presidente da AMB o julgamento da constitucionalidade da Resolução 135 do CNJ abrangeu vários artigos em que o ponto de vista defendido pela AMB foi referendado em alguns casos e contrariado em outros. O julgamento não pode ser secreto, mas tem que ser discreto, disse ele sobre o que...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10986
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/na-tv-presidente-da-amb-defende-ferias-de-60-dias-e-etica-dos-juizes/3022102

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)