Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pioneirismo e desafios do Ministério Público de São Paulo em seu aniversário

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 8 anos

    A data de hoje, aniversário do Ministério Público paulista, coincide com o aniversário do ministro Campos Salles. Foi ele que, em 1890, consignou ser o MP uma “instituição necessária em toda organização democrática e imposta pelas boas normas de justiça”. A exposição de motivos do Decreto 848, de 11 de outubro do mesmo ano, foi apontada por Cesar Salgado – um dos maiores nomes da história do MP – ao declarar Campos Salles patrono da instituição. O MP de São Paulo exerce grande influência no cenário político e jurídico. Foi pioneiro nos trabalhos que induziram o modelo fixado pela Constituição de 1988.

    O constituinte outorgou ao Ministério Público autonomia e independência sem subordinação à estrutura dos Poderes do Estado. A instituição é um fiscal da perpetuidade da Federação, da separação de poderes, da legalidade e moralidade pública e do regime democrático. Tais garantias foram conferidas pelo legislador objetivando o pleno e independente exercício de suas funções. O Procurador Geral, assim como todos os membros do MP, está subordinado aos limites previstos pelo sistema normativo – e não a nenhum dos Poderes do Estado.

    A autonomia concede ao Ministério Público propor a legislação de estruturação de sua carreira e suas prerrogativas. Desse modo, cabe ao próprio Ministério Público a elaboração de sua proposta orçamentária e, após sua aprovação legislativa, a execução dentro dos limites estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.

    A recente conquista de participação no Fundo de Emolumentos Extrajudiciais do Estado expressa o reconhecimento dessa autonomia orçamentária e financeira. Consequentemente, pavimenta o caminho para alcançar patamares ainda mais altos na defesa dos interesses democráticos.

    A Constituição Federal de 1988 ampliou consideravelmente as funções do Ministério Público, transformando sua ...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10981
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pioneirismo-e-desafios-do-ministerio-publico-de-sao-paulo-em-seu-aniversario/305037321

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)