Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Processo penal precisa encontrar equilíbrio entre garantismo e eficiencismo

Publicado por Consultor Jurídico
há 8 anos

O imortal poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) escreveu, certa feita, que “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” Entendo que este tempo chegou para o processo penal brasileiro.

O Direito Processual Penal pátrio padece, desde 1988, de severa esquizofrenia. E assim o é pois o Código de Processo Penal, vigente desde 1941, deita raízes notoriamente autoritárias, pois inspirado na legislação processual penal italiana (Código Rocco) aplicada nos anos de 1930, época do regime fascista liderado por Benito Mussolini. Trata-se de uma legislação de essência inquisitória e de desprezo aos direitos e garantias fundamentais. O réu é um objeto de investigação; o processo, o caminho para uma certa condenação.

A Constituição Federal de 1988, por sua vez, chamou para si a responsabilidade de conduzir uma revolução copérnica do Direito Processual Penal, tornando-o garantista e democrático. É de se observar que, dos 78 incisos do artigo da Constituição, 40 dizem respeito à ciência criminal e, desses, a maioria é de natureza processual, carregan...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10985
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações136
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/processo-penal-precisa-encontrar-equilibrio-entre-garantismo-e-eficiencismo/305040048

Informações relacionadas

Qualquer confusão entre acusação e julgamento é prejudicial à imparcialidade, diz ‘pai’ do garantismo penal

Leandro Bastos Nunes, Bacharel em Direito
Artigoshá 6 anos

A Função do Ministério Público na defesa da ordem jurídica e do regime democrático diante da efetiva hermenêutica constitucional.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O povo, acossado pelos rebeldes primitivos, preconiza intensa repressão ao crime, com normas penais draconianas, construção de presídios em locais ermos, longas penas de prisão, com a defesa do pensamento do germânico Gunther Jakobs, expresso no Direito Penal do Inimigo; os intelectuais, preocupados com os Direitos Humanos, elevam o pensamento de Luigi Ferrajoli, contido na obra "Direito e Razão", como expressão da civilidade.

O intelectual preocupa-se com a criação do mundo ideal e se esquece do mundo real, aquele habitado pelos membros da comunidade e, igualmente, pelos rebeldes primitivos; se aparta da realidade e propõe soluções inviáveis e até, mesmo, antidemocráticas.

A Democracia Brasileira está abalada. Despreza o cidadão e valoriza o criminoso, entendido como produto da sociedade. Ocorre que, o cidadão é, igualmente, produto do meio social.

Urge o estímulo da Democracia, com predomínio da vontade popular. continuar lendo