Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ideologia pessoal define decisões de juízes, diz estudo da UFPR

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 12 anos

    Os juízes paranaenses julgam muito mais baseados em critérios pessoais extraídos do caso concreto do que na teoria. É o que afirmam pesquisadores da Universidade Federal do Paraná em estudo publicado, nesta sexta-feira (6/7), pelo jornal paranaense Gazeta do Povo .

    A conclusão é polêmica. Adstritos à lei e à jurisprudência, os magistrados deveriam, em tese, aplicar às questões que chegam aos gabinetes normas e entendimentos pacificados. No entanto, é comum o uso de princípios gerais do Direito para ajudar quando há regras conflitantes. Além disso, qualquer norma pode ser interpretada, o que abre um leque de entendimentos possíveis.

    É o que afirma o juiz Fernando Ganem , presidente da Associação dos Magistrados do Paraná. As lacunas deixadas pela lei exigem a aplicação de princípios, explica. Segundo ele, a jurisprudência é saída para os chamados casos de massa, em que as teses são repetidas e há uma coleção de decisões a respeito. Já em questões polêmicas, a ideologia e o posicionamento social prévio influenciam na decisão, justificada, depois, com a doutrina e a jurisprudência.

    Para o juiz, o comportamento não gera insegurança jurídica. Há divergência na própria jurisprudência. Há câmaras de um mesmo tribunal que decidem de forma diferente os mesmos temas. Divergir é natural do ser humano, opina.

    O criminalista Edward Rocha de Carvalho , do escritório Miranda Coutinho & Advogados, discorda. Para ele, a prática no Direito Criminal pode levar a injustiças, principalmente quando se leva em consideração o sistema inquisitorial brasileiro, que confere poderes ao juiz que ele não deveria ter, justamente para ser a ele possível fugir das armadilhas das conclusões precipitadas e da tomada da iniciativa como se fosse parte, diz. Para ele, a pesquisa comprova o que o senso comum já previa: Chega-se antes a uma conclusão sobre o caso e depois se buscam os meios de a sustentar. Juízes, como são humanos, também agem assim, apesar de a Constituição e a lei não lhes darem muita margem para manobras hermenêuticas.

    Já para o advogado Arnold Wald , um fator tem estado cada vez mais presente nas decisões, fruto de uma maior preocupação com a eficiência...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10996
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações394
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ideologia-pessoal-define-decisoes-de-juizes-diz-estudo-da-ufpr/3174579

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 15 anos

    Revogação da Lei de Imprensa pode tornar inviável direito de resposta

    OAB - Seccional Bahia
    Notíciashá 14 anos

    Lei da Alienação Parental é esperança para famílias

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 11 anos

    Juiz não está limitado às regras indicadas pelas partes

    Juriprudência STJ - Direito civil - Direito de família e sucessão - Direito real de habitação do cônjuge sobrevivente

    Direito para A Vida, Jornalista
    Artigoshá 3 anos

    Como citar jurisprudência no TCC

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Gostaria de ter acesso à pesquisa da UFPR mencionada mas não há na matéria o título da mesma para que eu possa procurar. Poderia me ajudar? continuar lendo