Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Partido dos Trabalhadores pede ao STF que julgue inconstitucional criação do PPI

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 8 anos

    O Partido dos Trabalhadores (PT) ingressou nesta quinta-feira (23/5) com uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo que seja declarada inconstitucional a Medida Provisória 727/2016, que criou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), alterando o sistema que vigorou nos últimos 20 anos no setor.

    De acordo com o PT, a medida provisória viola mais de uma dezena de dispositivos constitucionais. A primeira violação apontada trata da falta de urgência e relevância que justifiquem a edição da MP. O partido lembra que já existe no Brasil a Lei de Concessoes e a Lei de Parceria Público Privada, entre outras, que tratam do tema. Sendo assim, não há nada de extraordinário que não possa demandar uma discussão sobre a questão no Poder Legislativo, por meio do processo legislativo regular. O PT ressalta ainda a questão da segurança jurídica, lembrando que o governo de Michel Temer é interino e todo o arranjo criado por ele pode ser desmontado caso a presidente afastada Dilma Rousseff retorne ao cargo.

    Autonomia em xeque
    Segundo a petição inicial, a MP 727/2017 também viola o princípio federativo e a autonomia dos entes federados ao obrigar que todos os contratos que tenham investimento federal, em curso nos estados, Distrito Federal o municípios, integrem o PPI. “Percebe-se claramente que os estados, Distrito Federal e municípios não terão autonomia para decidir sobre seus próprios investimentos", diz o partido.

    O PT afirma ainda que o artigo 18 da MP viola o princípio federativo ao obrigar estados, DF e municípios a atuarem, de forma econômica e em prazo compatível com o caráter prioritário do empreendimento, para que sejam concluídos todos os processos e atos administrativos necessári...


    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10986
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/partido-dos-trabalhadores-pede-ao-stf-que-julgue-inconstitucional-criacao-do-ppi/353579794

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)