Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sequestro de dados de computadores é preocupação a escritórios de advocacia

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 8 anos

    O sequestro de dados está se tornando um problema não só para grandes empresas, mas também para escritórios de advocacia. O crime ocorre da seguinte forma: hackers invadem os computadores, criptografam os dados e depois os escondem. Pedem, então, um resgate para permitir o acesso novamente. A prática recebeu o nome de ransomware, fusão das palavras inglesas ransom (resgate) e malware (tipo de programa que infecta computadores para coletar informações).

    O valor para devolução das informações é normalmente cobrado em bitcoin (moeda digital usada para transações na internet), para evitar o rastreamento e varia conforme o caso. Normalmente não é muito alto, justamente para a vítima pagar sem muitos questionamentos, pensando que levar o caso à polícia dará mais trabalho do que atender às reivindicações.

    Algumas bancas norte-americanas já foram alvo desses sequestros. Entre as vítimas estão o escritório da Flórida The Brown Firm — que pagou US$ 2,5 mil para reaver seus documentos digitais — e o californiano Ziprick and Cramer LLP, que não pagou o valor pedido por ter cópias das informações.

    Na América Latina, 92% das vítimas de sequestro digital são brasileiras. "Já existem vários casos, mas nenhum na mídia", disse a advogada especializada em Direito Digital Juliana Abrusio durante encontro do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados, nesta terça-feira (30/8).

    Juliana destacou que o foco da segurança digital em escritórios de advocacia devem ser os clientes, que são os princ...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sequestro-de-dados-de-computadores-e-preocupacao-a-escritorios-de-advocacia/380532335

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)