Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Justiça manda 'Veja' dizer na capa que mentiu sobre Crivella

Publicado por Consultor Jurídico
há 7 anos

Justia manda Veja dizer na capa que mentiu sobre Crivella

A revista Veja terá de publicar em sua próxima edição a resposta do senador e candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB-RJ) à reportagem divulgada na semana passada sobre sua detenção em 1990. A decisão é do juiz Marcello Rubioli, coordenador da fiscalização eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

A campanha já definiu o que irá estampar na capa: “A Veja mentiu sobre Crivella”. A Editora Abril, empresa que pública a revista, disse que não irá se manifestar sobre o caso.

Para o juiz, a reportagem de Veja foi publicidade negativa ao candidato, o que é proibido pela legislação eleitoral. A revista afirma que Crivella foi preso, mas, ressalta Rubioli, ele foi detido para averiguação.

“Aqui não cabe afirmar tratar-se de fato jornalístico, eis que, como foi cabalmente comprovado pelo representante, este não foi preso, mas submetido a jugo de abuso de autoridade do delegado sindicante”, afirmou o julgador.

Para o juiz, é “no mínimo estranho” a divulgação em sua capa de fato “obscuro” ocorrido há mais de 25 anos, faltando dez dias para uma importante eleição.

Outro fato que convenceu Rubioli de que se tratava de propaganda negativa foi a estratégia de publicidade feita por Veja. A Editora Abril espalhou pela capital fluminense cartazes com a frase “Sabe o número do seu candidato?” e, abaixo, a foto do número de autuação de Crivella no episódio.

“Trata-se de propaganda difamatória que não pode ser aceita em uma campanha republicada e democrática”, conclui o juiz. A defesa de Crivella foi feita pelos advogados Márcio Vieira Santos, Djefferson Amadeus e Alberto Sampaio.

Clique aqui para ler a decisão.

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10981
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-manda-veja-dizer-na-capa-que-mentiu-sobre-crivella/399718852

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ai sim! A veja é muito "vermelhinha" pro meu gosto.

Não que o Marcelo Crivella seja "o candidato", longe disso, mas para essa eleição, na minha opinião, os cariocas acabaram à pé. continuar lendo

Veja sempre foi manipuladora. Sistema midiático brasileiro não passa de ficção. continuar lendo

É igual a Globo, faz as reportagens e matérias de acordo com seus interesses... continuar lendo

Sujeira, sujeira e mais sujeira.
Aí, vem alguém e diz que você deve votar, mesmo que seja para eleger o "menos pior".
Não dá para se misturar a essa raça.
Não existe menos, todos são piores, até que provem o contrário, o que até agora... continuar lendo

Nada melhor do que uma Nação Republicana, onde os erros podem ser questionados e corrigidos pelo Poder Judiciário.

Que os órgaos de imprensa, sejam mais atentos a a legislação e suas consequências. continuar lendo