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20 de Abril de 2024
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    Especialistas ensinam técnicas de gestão a escritórios de advocacia

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 12 anos

    O respeito e a admiração conquistados pelo Brasil no cenário econômico mundial criaram, além de novos mercados para produtos e serviços, um leque de oportunidades para aqueles advogados que assessoram empreendedores e empresários. Entretanto, dado o caráter darwiniano do mercado jurídico, estimado em R$ 3 bilhões por ano, esta não é uma festa para todos os quase 700 mil advogados autorizados a trabalhar no país. Somente vão permanecer na atividade, e crescer, os que oferecerem aos clientes mais do que conhecimento jurídico. E não apenas isso. Quem lançar mão das melhores técnicas de gestão no seu escritório terá mais chances. Afinal, quem não agregar ao Direito uma boa pitada de Economia, outra de Administração e Marketing, vai ver a banda passar.

    O quadro desafiador foi pintado por advogados e especialistas em gestão de escritórios jurídicos que participaram, na última sexta-feira (3/8), do VII Congresso e Feira de Gestão Jurídica (Congrejur), ocorrido no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

    O encontro teve como propósito despertar nos 250 participantes a maioria formada por representantes de pequenos e médios escritórios, professores e estudantes de Direito a importância do desenvolvimento de habilidades de comunicação e gestão como pressupostos para conquistar e manter a clientela.

    Além das palestras com as tendências de mercado e as estratégias de administração voltadas ao setor legal, os organizadores reservaram uma área para exposição de produtos e serviços ligados às áreas de Gestão Jurídica e Tecnologia da Informação, unindo softwares e administração. O sábado (4/8) foi reservado a cursos.

    Veja uma síntese de cada palestra:

    Leonardo Barém Leite (São Paulo)

    Na palestra Estratégia e Crescimento Estruturado para Escritórios de Advocacia, Barém, advogado e pós-graduado em Administração e em Economia de Empresas pela FGV-São Paulo, afirmou que, hoje, a estratégia é tão importante quanto o Direito para a sobrevivência da sociedade.

    Na sua visão, o advogado tem de ser um parceiro de negócios do seu cliente, e não apenas um consultor de temas jurídicos. E também precisa estudar mais, para ter uma visão macro não apenas do negócio do cliente mas para gerir o seu próprio escritório. Tal como o seu cliente, ele próprio é um empresário.

    Infelizmente, tem escritório que não sabe a diferença entre faturamento e rentabilidade, constatou Barém, atribuindo esta deficiência a fatores de formação. Disse que o advogado de Contencioso, Tributário e Processo Civil tem uma cabeça jurídica mais pura, porque discute questões essencialmente de Direito. Mas na hora em que começa a tratar de Economia, misturada à Administração, esta mentalidade vai mudando. Vai se aproximando do discurso das empresas, de se falar mais de estratégias, de orçamentos, de objetivos e de metas.

    O advogado precisa se convencer de que seu escritório não é uma entidade diferente das demais empresas, pelo menos no conceito de gestão. É uma atividade regulada pela OAB, com contas para pagar, contas a receber, obrigações trabalhistas, custos etc. Para funcionar bem, necessita de estratégias bem-sedimentadas, que contemplem aspectos como: tamanho, especialização, nicho de mercado, rentabilidade e necessidade de crescimento, entre outros. Precisamos nos questionar se queremos mesmo crescer, com que ritmo e a quê custo, provocou Barém, que discorreu sobre o aumento da complexidade da gestão.

    Num escritório pequeno, com poucos profissionais, é normal que todos façam várias tarefas, explicou o especialista. Entretanto, quando o negócio cresce, é preciso pensar seriamente numa divisão de tarefas, para tornar mais produtiva e racional a gestão do trabalho. Para evitar que as pessoas batam cabeça, tentando fazer tudo ao mesmo tempo, ou não tomem conta de coisa nenhuma, o segredo é planejar, reforçou Barém. E o primeiro passo é mapear todas as funções, todas as atividades, e dividir as tarefas conforme o perfil de cada profissional. O mundo perfeito é difícil de ser alcançado na prática, mas não se pode abrir mão de tentar uma divisão ideal de tarefas, aconselhou.

    Lara Cristina de Alencar Selem (Curitiba)

    A consultora em Planejamento Estratégico e especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela FGV-São Paulo abordou o tema Questões Cruciais para a Gestão da Sociedade de Advogados. O foco da palestra foi o alinhamento de vontades, objetivos e aspirações entre os sócios. Este aspecto é de vi...

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