Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fiança é mantida em contrato de locação prorrogado

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 11 anos

    A prorrogação do contrato de locação por prazo indeterminado resulta na manutenção da fiança, exceto se houver manifestação contrária expressa no contrato. O fiador tem o direito de se exonerar da obrigação por meio de notificação. Esse foi o entendimento adotado pela 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, para se adequar à nova redação do artigo 39 da Lei do Inquilinato (Lei 8.245/1991).

    Segundo o ministro Luis Felipe Salomão, antes da vigência da Lei 12.112/09 que promoveu a alteração do artigo 39 da Lei do Inquilinato , o STJ só admitia a prorrogação da fiança nos contratos locatícios prorrogados por prazo indeterminado quando expressamente prevista no contrato. Ainda de acordo com Salomão, vários precedentes nesse sentido culminaram na edição da Súmula 214 do STJ, segundo a qual: O fiador na locação não responde por obrigações resultantes de aditamento ao qual não anuiu.

    Mudança na jurisprudência

    O ministro mencionou que, em 2006, com o julgamento do EREsp 566.633, o STJ passou a admitir a prorrogação da fiança ...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10989
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fianca-e-mantida-em-contrato-de-locacao-prorrogado/100283364

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)