Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Professores apontam prós e contras dos cursos online

Publicado por Consultor Jurídico
há 11 anos

É cada vez maior a oferta de cursos online preparatórios para concursos, inclusive voltados especificamente para a área jurídica. O método de ensino traz vantagens para o aluno, como a possibilidade de fazer seu horário e a comodidade de estudar de casa. Professores, porém, apontam desvantagens do curso online, como a falta de interação com os colegas, de um ambiente propício para estudo e de um professor para tirar dúvidas.

O diretor pedagógico das redes Marcato e Praetorium, Nestor Távora , afirma que o ensino online é uma tendência que permite ao aluno aliar a comodidade à qualidade do material utilizado. Porém, uma das principais dificuldades enfrentadas pelo aluno é a necessidade de disciplina. É necessário que o aluno tenha uma alta disciplina, o que sabemos que nem todos possuem, diz. A própria residência da pessoa é um desafio por nem sempre haver nela um ambiente ideal para estudar.

O professor e psicopedagogo Rogério Neiva Pinheiro ressalta que tão importante quanto a disciplina é a gestão do conteúdo. De uma hora para outra, a instituição abdica da gestão do processo de aprendizagem e passa para o aluno, que não está preparado, afirma. Ele explica que, ao contrário, do que acontece numa instituição, no ensino online o aluno escolhe o local, a hora e o material a ser estudado. Nem sempre, porém, dá tempo de ver o material completo.

Para auxiliar os alunos, Rogério Neiva desenvolveu um sistema que auxilia no planejamento dos estudos. Com essa ferramenta, algumas pessoas e instituições perceberam que não conseguirão terminar todo o conteúdo até o dia da prova. Se não dá tempo de assistir a tudo, é necessário ter consciência de que é preciso priorizar alguns conteúdos.

O professor aponta ainda uma das armadilhas da web: a concentração. Quando se está concectado, com poucos movimentos é possível se dispersar. O aluno fica muito mais vulnerável, explica. Além disso, as aulas online são basicamente em vídeos e nem todos os alunos se adaptam a esse tipo de ensino. Cada um tem um estilo de aprendizagem, com suas habilidades predominantes. Portanto, é preciso que o aluno saiba se o curso é compatível com seu estilo.

Paulo Estrella , diretor da Academia do Concurso, observa que o aluno do online tem que ter mais foco e organização que o aluno presencial. Da mesma forma que pode estudar à qualquer hora, há sempre o risco de estudar em hora nenhuma. O aluno do online pode ter controle total de sua preparação, mas, por outro lado, tem que conhecer um pouco as disciplinas para poder ter esse controle.

Entre as vantagens destacadas por Estrella está o custo menor do curso online em relação ao presencial e da economia em deslocamento e alimentação. Outra vantagem é o tempo despendido para o estudo. Sem o deslocamento, o aluno tem mais tempo disponível para se dedicar ao seu objetivo final. Tem também acesso a professores do mercado que só encontraria nas grandes metrópoles sem a necessidade dos gastos de tempo e dinheiro para o deslocamento, e pode aproveitar melhor o tempo disponível em casa, independente da hora, ajustando a agenda com tempo de estudo.

O professor Julio Cesar Hidalgo aponta a vantagem de se poder rever a...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10989
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações65
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/professores-apontam-pros-e-contras-dos-cursos-online/100423861

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)