Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mas, afinal, o que está ocorrendo na Itália?

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 11 anos

    Mas, afinal, o que está ocorrendo na Itália?, me perguntou um aluno recentemente. A resposta não foi fácil tanto que tive de recorrer aos amigos Adolfo Bracci, Marina Finestrali e Luiz Lentz e, por isso, me parece absolutamente pertinente ser esboçada aqui neste Diário de Classe, tendo em vista a importância do tema para a compreensão das relações entre Direito, democracia e política no paradigma do Estado Democrático de Direito. Desde o término do governo tecnocrata de Mario Monti forçado a antecipar sua saída após obter a aprovação do orçamento de 2013 e o resultado das eleições legislativas realizadas em fevereiro, a Itália vive uma situação anômala, marcada pela instabilidade política e, sobretudo, pelo fantasma da ingovernabilidade.

    Parece o conhecido romance de José Saramago, Ensaio sobre a lucidez. Mas não é. No livro do renomado escritor português, os cidadãos comparecem às urnas para, em duas oportunidades seguidas, votar em branco. Este é o protesto que fazem contra a classe política e, de modo geral, contra o modelo (moderno) da democracia representativa.

    No caso italiano, por sua vez, também se observa um fenômeno interessante: o surgimento e crescimento do Movimento 5 Estrelas (M5E), liderado pelo comediante genovês Beppe Grillo afastado da televisão, nos anos 80, por causa de sua contudente sátira política , que alcançou um patamar inimaginável nas últimas eleições, tornando-se a terceira força no país.

    Impulsionado pela falência da política berlusconiana e pelos recentes equívocos do Partido Democrático, o movimento foi fu...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações98
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mas-afinal-o-que-esta-ocorrendo-na-italia/100507631

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)