Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    As diferentes influências recebidas pelo estruturalismo

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 11 anos

    Modelo metodológico de amplo uso, forte nas ciências sociais em geral, e na antropologia e na crítica literária em particular, há consenso que o estruturalismo radica na obra de Ferdinand de Saussure, não obstante o termo ter sido primeiramente utilizado pelo russo Roman Jakobson.

    Saussure desenvolveu a semiótica, a ciência dos signos, calcada na ideia de linguagem enquanto sistema estrutural de relações. É essa relação estrutural que determina os significados. A língua é constituída de elementos estruturais fundamentais de linguagem. Saussure nasceu em Genébra, em 1857, sendo, portanto, contemporâneo de Emile Durkheim e de Sigmund Freud. Sua tese de doutorado versou sobre o caso genitivo absoluto em sânscrito, circunstância que comprova sua elevada erudição.

    Gaston Bachelard é uma das mais significativas influências recebidas pelos estruturalistas. O centro de suas preocupações filosóficas deu-se no campo da epistemologia. O seu livro mais influente é A Formação do Espírito Científico. Aproximando experimentação e argumentação, Bachelard propunha modelo de compreensão do esforço científico. Para o filósofo francês, na formação do espírito científico, o primeiro obstáculo é a exp...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10989
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-diferentes-influencias-recebidas-pelo-estruturalismo/100646458

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)