Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal de Ética e Disciplina da OAB paulista aprova 17 ementas

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 17 anos

    O exercício da advocacia não é incompatível com o exercício de atividades administrativas em Câmara Arbitral. O profissional deve apenas cuidar para que as atividades não sirvam para captação injusta e desleal de clientela. Essa é uma das 17 ementas aprovadas pela turma de Ética Profissional do Tribunal de Ética e Disciplina da seccional paulista da OAB.

    Os conselheiros também definiram que um advogado de uma empresa pode patrocinar ação de um sócio contra outro. Nesses casos, não há infração ética ou disciplinar, desde que ele preserve o sigilo profissional.

    O mesmo cuidado com a informação não deve ser observado quando o advogado recebe documento de ex-cliente, quando já não vigora contrato de prestação de serviço entre ambos. “Fica, portanto, o advogado autorizado a utilizar o documento que lhe foi entregue pelo ex-cliente, visando a utilização do mesmo na defesa de seus interesses”, diz a ementa.

    Há ainda entendimento sobre a impossibilidade de estagiários fazerem parte da constituição de uma sociedade de advogados. Outro, delineia o papel e a competência do Tribunal de Ética Deontológico. “Deve essencialmente responder consultas, em tese, sobre ética profissional descabendo esmiuçar-se em temas alheios às suas atribuições. Dúvidas sobre a quem e como requerer pedido de intervenção em órgão da OAB assenta-se no plano do direito positivo e adjetivo e não no deontológico.”

    Leia as ementas

    EMENTAS APROVADAS PELA TURMA DE ÉTICA PROFISSIONAL DO TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – SECÇÃO DE ...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10988
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações151
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-de-etica-e-disciplina-da-oab-paulista-aprova-17-ementas/124054237

    Informações relacionadas

    Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    O que é teimosinha no Sisbajud?

    Luciano Costa, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    O Açougueiro tem direito a adicional de insalubridade

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 16 anos

    Definidos limites para advogados que atuam como magistrados na Justi?a Eleitoral

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)