Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP paulista entra com ação contra motoristas de ônibus

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 21 anos

    O Ministério Público entrou com uma ação civil pública contra o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo por causa da greve de ônibus que prejudicou mais de 3 milhões de passageiros.

    Para o promotor Carlos Alberto Amin Filho, o sindicato "estaria adotando postura incompatível com a manutenção da ordem pública e a garantia do direito dos cidadãos consumidores do serviço de transporte público, também garantido pelo ordenamento jurídico".

    De acordo com o Ministério Público, o sindicato "tem extrapolado, de maneira inadmissível, o direito de greve, incitando seus membros a práticas criminosas manifestamente danosas ao patrimônio público e privado".

    Também "tem impedido que a Secretaria Municipal dos Transportes, através de delegação a SPTRANS, promova a regular prestação do serviço público, provocando, conseqüentemente, irreversíveis danos morais e econômicos à coletividade das pessoas físicas e jurídicas da cidade e de fora dela".

    O Ministério Público quer que o Sindicato se abstenha de praticar "atos violentos ou depredatórios" para impedir que as empresas de ônibus ou a SPTrans "promovam a continuidade na prestação do serviço público essencial de transporte coletivo".

    Segundo o promotor, o direito de greve é garantido constitucionalmente e deve ser exercido dentro dos limites traçados pela legislação. O MP paulista pede que o sindicato seja condenado a pagar indenização pelos danos urbanísticos e ambientais causados durante a greve.

    O MP solicita ainda multa diária de R$ 5 milhões em caso de desobediência ju...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10987
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-paulista-entra-com-acao-contra-motoristas-de-onibus/124067313

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)