Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Contribuinte tem direito a fracionar doação para ter isenção de ITCMD

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 10 anos

    É comum a ocorrência de problemas e equívocos quanto à interpretação das hipóteses de isenção Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), sobretudo nos casos de doação de bens levadas a efeito por intermédio de escrituras públicas lavradas nos competentes cartórios extrajudiciais.

    O Decreto 46.655/2002, que legisla acerca do ITCMD e aprova o Regulamento da matéria de que trata a Lei 10.705/2000, alterada posteriormente pela Lei 10.992/2001, determina que as doações limitadas em até 2,5 mil Ufesp’s ficam isentas do recolhimento do tributo em questão, conforme abaixo transcrito:

    Artigo 6º. – Fica isenta do imposto (Lei 10.705/00, art. ., na redação da Lei 10.992/01):

    I ...

    II – a transmissão por doação:

    a) cujo valor não ultrapassar 2.500 (duas mil e quinhentas) UFESP’s;

    (...)

    Ressalte-se que as leis que concedem isenção tributária, como a que teve o trecho acima transcrito, admitem apenas a interpretação literal (princípio da literalidade na interpretação da legislação tributária), à luz do que dispõe o Código Tributário Nacional, no artigo 111:

    Artigo 111 – Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre:

    II – outorga de isenção;

    (...)

    No entanto, muitas vezes, ao providenciar uma escritura de doação, o cliente é informado acerca do valor do imposto a ser recolhido sem que tenha conhecimento de que, em várias circunstâncias, há previsão legal que possibilita o fracionamento do patrimônio a ser doado, para que possa usufruir do benefício da isenção que a lei concede.

    A própria lei que regulamenta e dispõe sobre o ITCMD prevê, na hipótese de ocorrência de mais de uma doação entre os mesmos doadores e donatários no mesmo exercício, punibilidade onerosa ao contribuinte:

    Artigo 9o. – (...)

    Parágrafo 3º. – Na hipótese de sucessivas doações entre os mesmos doador e donatário, serão consideradas todas as transmissões realizadas a este título, dentro de cada ano civil, devendo o imposto ser recalculado a cada nova doação, adicionando-se à base de cálculo os valores dos bens anteriormente transmitidos e deduzindo-se os valores dos impostos já recolhidos.

    (...)

    Resta claro o efeito prático desse dispositivo, que foi o de impedir que, com o fracionamento de doações, em valores iguais ou superiores a 2,5 mil Ufesp’s, dent...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10982
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações148
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contribuinte-tem-direito-a-fracionar-doacao-para-ter-isencao-de-itcmd/129525345

    Informações relacionadas

    Jair Rabelo, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    TJ-SP - Para a isenção do ITCMD, deve ser considerado o valor integral do imóvel e não apenas o valor da cota transmitida.

    Mirella Maestrello , Advogado
    Artigoshá 3 meses

    Novo salário mínimo 2024 - como fica o reajuste da pensão alimentícia

    Petição Inicial - TJSP - Ação Inventário Arrolamento Comum - Arrolamento Comum

    Carolina Dominguez, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Limite de isenção para doação pode dobrar dependo do regime de bens do casal

    Arthur Afonso Dias Gonçalves, Escrevente
    Artigoshá 5 anos

    Dos procedimentos do ITCMD e sua problemática no âmbito judicial.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)