Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

OAB do Distrito Federal concede inscrição de advogado a Joaquim Barbosa

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

OAB do Distrito Federal concede inscrio de advogado a Joaquim Barbosa

O ministro Joaquim Barbosa já pode se declarar um advogado. A seccional do Distrito Federal da OAB concedeu, nesta segunda-feira (20/10), a carteirinha para que o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal possa advogar. Não deve haver recurso contra a decisão.

A inscrição do ministro aposentado nos quadros da Ordem havia sido impugnada pelo presidente da seccional do DF, Ibaneis Rocha. Seu pedido, no entanto, foi feito na qualidade de advogado, e não de dirigente da autarquia no Distrito Federal.

Na impugnação, Ibaneis afirmou que a conduta de Joaquim Barbosa como ministro ofendeu a classe dos advogados por conta de suas declarações, por vezes ofensivas, à categoria.

Nos últimos momentos do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, depois que Joaquim mandou que o advogado Luiz Fernando Pacheco fosse retirado da tribuna do advogado do Pleno do STF, Ibaneis organizou uma sessão de desagravo ao colega, em que explicitava toda a sua insatisfação com a forma com que o ministro tratava a advocacia.

Para Ibaneis, a postura de Joaquim Barbosa demonstrou inidoneidade para que ele possa advogar. Na sexta-feira (17/10), o advogado do ex-presidente do STF, Marco Antonio Meneghetti, apresentou a defesa de seu cliente. No texto, o ministro reconhece que manteve uma “posição crítica” em relação à classe que agora quer integrar, mas afirma que isso não o impede de advogar. “Votar contra ou a favor de um tema que interesse aos advogados não pode ser tido como conduta inidônea”, escreveu o advogado na petição enviada à OAB-DF.

Puxão de orelha A Comissão de Seleção da OAB-DF, responsável por analisar casos relacionados a registros de advogados na Ordem, concordou tanto com Ibaneis quanto com Joaquim Barbosa. Na decisão desta segunda, o colegiado afirma que a postura do ministro é “lamentável” e, “é certo, flertou muitas vezes com a ilegalidade, com o desrespeito à lei que rege a classe”. Mas também afirma que esse quadro não cabe no que a entidade entende por inidoneidade.

“Reserva-se a declaração de inidoneidade para a prática de crimes infamantes, de condutas administrativas eivadas do labéu da improbidade”, diz a decisão, assinada pelo advogado Maximilian Patriota, presidente da Comissão de Seleção. “Que se lhe dê a inscrição e que jamais possa dizer: ‘Esta é uma sociedade podre, da qual me orgulho de ser membro’. Ao revés, que seja docemente constrangido a admitir a nobreza da Instituição na defesa desta sociedade plural, que se quer cada vez mais democrática e atuante”, continua a decisão, antes de concluir pela reinscrição de Joaquim Barbosa nos quadros da Ordem.

O autor da impugnação, Ibaneis Rocha, está satisfeito com a situação. Disse que não vai recorrer “por entender eu fiz o que se esperava da conduta de um advogado”. “A comissão apontou que a conduta do ex-ministro flertou com a ilegalidade e ele teve de se submeter às regras da categoria que agora integrará. É o que me basta”, declarou.

Ibaneis poderia recorrer ao Conselho Pleno da seccional e, posteriormente, ao Conselho Federal da OAB. Mas era certo que Joaquim pularia o balcão para virar advogado. O presidente do Conselho Federal, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, já havia deixado claro que pretendia conceder o registro ao ministro, caso coubesse a ele a decisão.

De todo modo, Joaquim Benedito Barbosa Gomes agora é advogado sob a inscrição OAB 3.344/DF. Não disse que área do Direito pretende seguir, apenas que se dedicará aos pareceres jurídicos.

Clique aqui para ler a decisão de conceder o registro na OAB ao ministro Joaquim Barbosa

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10979
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações250
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-do-distrito-federal-concede-inscricao-de-advogado-a-joaquim-barbosa/146770013

233 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ele deveria tê-lo recebido na primeira oportunidade em que postulou o REATIVAMENTO do seu registro que estava suspenso, ou seja, ele já tinha adquirido o registro em data pretérita, e por MÉRITOS.

Portanto, não há argumento contrário que seja plausível ou que faça jus à negativa de reativamento do registro.

Só há choro petista pelo Exmo Ministro ter cumprido a lei como ela é.

Falo sem medo e com alegrias, JUSTIÇA FOI FEITA! continuar lendo

Concordo.

E todos os que falam zombeteiramente do sempre Ministro deixam escapulir uma sorrateira dor de cotovelos. Querem ser igual, mas não vai dar... continuar lendo

Sr, Dr, JOAQUIM BARBOSA
Ex-ministro e agora Advogado com carteira.
Pedido:
prepare-se e candidate-se a Presidente da Republica na próxima eleição.
Precisaremos do Sr. para combater no brejo os sapos barbudos.
Conte com meu voto. continuar lendo

Estou pensando em chamar meu advogado!!!!!!!! continuar lendo

Concordo.
Tem pessoas que não podem ter o poder. É lamentável a tentativa da OAB de impedir o exercício da profissão pelo Ex-ministro.
Quem tem poder deveria exercê-lo com sabedoria e responsabilidade, mas infelizmente muitos confundem "ter poder com ser poderoso".
Nesse passo acho um absurdo o que está acontecendo hoje nas varas trabalhistas do Rio de Janeiro, em especial na 60ª. O juiz desta Vara, que tem poder dever de dizer o direito, analisa os pressupostos de admissibilidade de uma Reclamação Trabalhista, de uma gestante que fora demitida, sem justa causa, no curso da estabilidade provisória, conhece da petição e nega a tutela antecipada, marcando a audiência de conciliação para 10 meses depois da distribuição. Quatro dias antes audiência extingue o processo sem resolução do mérito, porque a petição inicial não está de acordo com o artigo 1º do ATO nº 423/2013, bem como do artigo 18 da CSJT.GP.SG. Qual seja a autora distribuiu ação com a inicial em arquivo no formato PDF, quando deveria ser em PDF-A. Bendito PJeJT! quando não está incomunicável, o juiz demora 10 meses para analisar a formatação e então extinguir o processo. Drª Quem tem fome, tem pressa!
Faça-me o favor, não pode conceder prazo para adequação da petição? A Reclamante, agora com um filho de dois meses, está desempregada, e vivendo de favores, pois não recebe o que lhe é garantido por lei "Estabilidade provisória". Onde fica a dignidade da pessoa humana? Queria ver a poderosa juíza, com um bebê e sem emprego.
Resumo da Ópera, teremos que entrar com nova RT e esperar que o poder seja exercido com responsabilidade, afinal cumprir meta não vai colocar alimento na mesa desta mãe e seu filho.
É lamentável decisões como esta por quem teria o dever de fazer justiça! continuar lendo

Aqui no RS ainda rastejamos na justiça eletrônica, mas o amigo não entrou com uma representação desse Juiz? Isso é o cúmulo do ridículo. continuar lendo

Ao Abel.
Faça uma representação contra esse indigno Juiz. Esse tipo de gente só acorda quando o "rabo" pega fogo. continuar lendo

Só queria estagiar com ele ,para aprender o que aqueles olhos viram e não puderam fazer menção...mas o fato é que : Joaquim Barbosa é uma lenda viva desse país ! continuar lendo

Até este momento, concordo com a senhora em gênero e grau. E, tenho a lamentar, que seja tão singular. continuar lendo

Eu tenho o maior orgulho de tê-lo como colega. Aprendi e continuarei aprendendo com ele, já que hoje em dia a OAB que lambe as botas do PT e protege advogados alcoolizados na tribuna ofendendo o presidente da Suprema Corte, virou tão ditatorial quando os socialistas de plantão.
E não se enganem, é melhor parar com essa bobagem de Comissão da Verdade, pois os que morreram e foram torturados ao optarem pelo caminho do socialismo e comunismo podre, sabiam que estariam sujeitos à serem presos, torturados ou mortos.
Da mesma forma que a guerrilheira Dilma sequestrou e matou, os militares estavam investidos no poder e tinham o dever de livrar o país dessa corja corrupta. continuar lendo

Será que ele, diversamente dos demais colegas, acordará cedo? continuar lendo

Com as raízes que ele tem certamente se levanta quase de madrugada, mas nos tempos atuais onde os papais pagam a faculdade dos filhinhos e estes tem como preocupação máxima, além da faculdade, a balada, estes filhos não somente acordam tarde, mas não sabem o que é plantar uma árvore, fazer uma horta, nem muito menos o que é um despertador, a mamãe os acorda para almoçar e passear, pois a prole estuda, dai que transitam pela procissão de elogios da família.

Vai ver que foi isso o que o brilhante ministro quis dizer. É o que aprendi com minhas raízes e vendo o mal que os pais fazem aos filhos hoje.

Na medicina, por exemplo, uma pessoa filha de médicos, nunca colocou os pés ao chão devido a mimos, se espirra a empregada limpa as mãos da criança, tem parquinhos de diversão próprios para não se misturar com o povo e se vem uma "colicazinha" uma bateria de exames é feita, você acha que uma criança dessas, se for médica vai entender alguém gemendo de dor na fila do SUS? Para um (a) médica (o) destes o SUS é um lugar nojento e o povo matéria prima de esperiências.

Muda a profissão, mas não muda o comportamento humano. continuar lendo

Muito boa essa, adorei! continuar lendo

Tem muito petista que vai pedir para ele acordar o mais tarde possível.
Imagina só:
Dormindo: ele está sonhando em por ladrão na cadeia.
Acordado: ele poe o ladrão na cadeia. continuar lendo

Chico Buarque fez a musiquinha: SE GRITAR PEGA LADRÂO....
Agora ta fazendo propaganda da Dilma e do PT
Acho que o homem já sabia das coisas quando fez a musica. continuar lendo

David da Silva Santos e José Pedro Vilardi por gentileza levem sua patrulha "politico ideológica" para outra página, de preferência a da veja ou do globo. Esta é (ou deveria ser) uma página que debate assuntos jurídicos e não paixões politico-partidárias. Por favor, POUPEM-NOS das suas convicções!!!!!! continuar lendo

Prevaleceu a razão sobre a paixão, embora aquela não tenha nascido de forma espontânea, mas, por meio de uma cesariana induzida pela reação de indignação de muitos ante a injustificável negativa do Sr. Ibaneis Rocha. continuar lendo

Luciano Silvapires, você não está sendo "democrático" ao tentar "enxotar" a David da Silva e José Pedro do Site, você por acaso é "mediador" ou dono dele? Se não for resta-lhe apenas "não ler" os assuntos que não lhe interessam, mas todos tem o direito de dizer o que pensam...tenha a certeza de que os que aqui escrevem conhecem seus direitos e obrigações, e se escreveram, e porque estão prontos a responder pelas suas atitudes.
Ao se colocar desta maneira você é quem está demonstrando "patrulhamento", e veja que ainda neste momento não existe a "censura" que você está tentando fazer valer de maneira pouco gentil... continuar lendo

Será? De toda sorte está entrando pela "porta dos fundos" e a Instituição como um todo não o está recebendo de braços abertos, pois houve impugnação ao pedido do registro e tenho certeza, apoiado por muitos!
Achei engraçado ele ter que recorrer a quem?...um advogado para defendê-lo! pois é...um profissional da categoria que ele tanto desrespeitou e agora quer fazer parte.
Bem vindo à profissão em que precisa acordar cedo Sr. Joaquim Barbosa! continuar lendo

Senhor Luciano Silvapires

Sou apolítico e não usei palavra de cunho político nem mesmo implicitamente. Escrevi sobre o choque cultural que causa tanta indignação nas pessoas mais velhas, meu pai me criou para ser um homem trabalhador, acordar cedo por causa dos benefícios pessoais ligados ao dia de quem madruga, o dia fica mais longo e a disposição é outra.

Eu observo as pessoas acordando próximo ao horário do almoço e indo fazer suas obrigações com aparência cansada, pois o organismo humano não foi feito para dormir de dia e "viver" de noite, de madrugada. Isso é estranho para mim.

Escrevi sobre a possibilidade do sr. Joaquim Barbosa pensar assim quando falou sobre o tema.

A distorção de minha fala apresentada pelo senhor não possui nexo tentando ligar o que escrevi com política. Eu não discuto política nem faço parte de facção alguma, quando voto tento observar o trabalho do político e escolhê-lo baseado no que fez e vai fazer (ainda que sei da hipocrisia).

Mas dou um conselho ao senhor, não seja tão agressivo, pode ter um infarto por nada. continuar lendo

David da Silva

As pessoas acordam na hora em que elas quiserem, o soberano neste país são as pessoas físicas e não as pessoas jurídicas para qual trabalham.

Não entendo o que o PT tem haver com a OAB, e a OAB em momento algum tentou barrar o registro do JB, mas sim o Advogado Ibaneis (não o presidente da OAB Ibaneis) representou contra a aceitação do JB assim como qualquer Cidadão poderia fazê-lo. A OAB aceitou o registro do JB, então não há motivos para o Sr. tentar denegrir a imagem da OAB. O processo pelo qual JB passou é praxe e não vejo motivos para que a OAB tratasse o JB de forma diferenciada.

Pelo visto o Sr. não conseguiu se desvencilhar da mídia podre que quer lhe convencer de algo para que seu grupo econômico faça do nosso país uma colônia financeira dos EUA e do FMI, é muito bom ter um país parceiro onde a taxa SELIC é de 45% (que coincidência 45, rsrs), assim os EUA podem colocar dinheiro por aqui a juros com retorno garantidíssimo e sem as consequências do juro alto lá no país deles, essa consequência quem sofreu e sofrerá (caso o 45 vença) somos nós brasileiros da classe baixa e nova classe media. continuar lendo

Prezado Joel Carvalho,
boa tarde.
Creio que V.Sa. talvez não tenha apreendido a ironia em minha pergunta.
Cordiais saudações. continuar lendo

Seja bem vindo, Dr. Joaquim que ao contrário da maioria dos magistrados, exercia sua função de forma justa e honesta, acumulando méritos e competência para exercer essa função. continuar lendo