Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Veja a lista das 23 empresas proibidas de fazer contratos com a Petrobras

Publicado por Consultor Jurídico
há 9 anos

Em meio à série de denúncias nascidas na operação “lava jato”, a Petrobras decidiu impedir que 23 empresas sejam contratadas e participem de novas licitações da companhia. No grupo de bloqueadas aparecem grandes empreiteiras, como Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Galvão Engenharia, Mendes Junior, Odebrecht e Queiroz Galvão.

Todas foram apontadas como participantes de um cartel em depoimentos prestados à Justiça Federal no Paraná. A citação foi feita nas falas do ex-diretor de abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa (foto), do doleiro Alberto Youssef e dos empresários Julio Gerin de Almeida Camargo (Grupo Toyo) e Augusto Ribeiro de Mendonça Neto (Grupo Setal). Dirigentes de algumas das empresas apontadas já viraram réus em ações penais.

A decisão foi tomada pela Diretoria Executiva em reunião promovida na última segunda-feira (29/12). Em comunicado aos investidores, a Petrobras diz que a adoção de medidas cautelares “tem por finalidade resguardar a companhia e suas parceiras de danos de difícil reparação financeira e de prejuízos à sua imagem”. Afirma ainda que “respeitará o direito ao contraditório e à ampla defesa” e que tem “compromisso pela ética e transparência nos seus negócios”.

A medida atinge as seguintes empresas:

1) Alusa
2) Andrade Gutierrez
3) Camargo Corrêa
4) Carioca Engenharia
5) Construcap
6) Egesa
7) Engevix
8) Fidens
9) Galvão Engenharia
10) GDK
11) IESA
12) Jaraguá Equipamentos
13) Mendes Junior
14) MPE
15) OAS
16) Odebrecht
17) Promon
18) Queiroz Galvão
19) Setal
20) Skanska
21) TECHINT
22) Tomé Engenharia
23) UTC

Fio da meada
A chamada operação “lava jato” foi deflagrada em março de 2014, focada a princípio em suposto esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas que seria comandado por Alberto Youssef em Londrina (PR). A Polícia Federal apontou relação entre o doleiro e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, fazendo com que negócios na estatal virassem o centro da história.

Costa disse em depoimento que empresas fraudavam contratos e repassavam dinheiro para partidos. A afirmação levou a uma nova fase da operação, que prendeu representantes de empreiteiras em novembro. As ações decorrentes da operação — envolvendo réus sem prerrogativa de foro — são conduzidas pelo juiz Sergio Fernando Moro.

Clique aqui para ler o anúncio ao mercado.

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10991
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações8385
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veja-a-lista-das-23-empresas-proibidas-de-fazer-contratos-com-a-petrobras/159459376

Informações relacionadas

Os 10 maiores casos de corrupção da história do Brasil

Carlos Negrelli, Estudante de Direito
Artigosano passado

Por que Lula foi solto?

Cid Plácido Correia, Advogado
Artigoshá 4 anos

Plano de crescimento 50 anos em 5, Presidente JK.

Adao Rocha, Supervisor
Notíciashá 9 anos

Empresas envolvidas na operação Lava Jato declaram falência

Jean Venicios, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Conceito E Origem Do Compliance

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Apenas "proibir" essas empreiteiras de participação em licitações NÃO basta.
É preciso muito mais; é preciso que haja o ressarcimento dos valores subtraidos da estatal, é preciso celeridade na abertura e condução dos processos principalmente com relação aos políticos envolvidos, e que não são poucos. mais ainda deve ser feito, as investigações DEVEM ser aprofundadas nas demais estatais e fundos de pensão para que se esclareça TUDO, tal qual fêz a ITALIA com a operação "Mãos limpas".
Não podemos mais compactuar com pessoas que enriqueceram as custas do sofrimento e abandono do povo brasileiro.
Se não extirpar-mos da vida pública pessoas que zombam das leis e praticam roubos tão descaradamente à luz do dia, que tipo de nação queremos ser ?
As pessoas de bem, precisam tomar o poder nas mãos, chega de permitir que os corruptos continuem a mandar no Brasil.Gente como Sarney,Renan,Lula,Dilma, Lobão,Garibaldi,Color,Mantega,Palocci,Tofoli,Lewandovski, e mais uma infinidade de parasitas da patria, é que contribuem para a paralisia do país.Cadeia para eles. continuar lendo

será que e pegadinha? continuar lendo

Será que pelo total de empresas envolvidas, todas são grandes responsáveis por corromperam os agentes públicos? E são administradas na totalidade por um doleiro? Ou será que para participarem do fornecimento de serviços ou terem seus serviços aceitos, são obrigadas a pagar aos "poderosos corrompidos" por intermédio de um doleiro?
Será que se tratam apenas de "estórias", aquelas que correm a boca larga sobre apartamentos para filhas que vão casar, sobre necessidades de carros novos ou sobre telefonemas ameaçadores com processos, prisões e desapropriações sem contra-partidas?
Será que a empresa ou pessoa física consegue se manter quando processos administrativos intermináveis são criados (por recém aprovados em concursos públicos), e somente evoluem pelo entendimento de momento "contrário"? continuar lendo

Alô Gilberto, você tantos perguntas que somente o término das investigações vão poder lhe responder em definitivo. Porém, ouso lhe perguntar: o que você acha de tudo isto, pois alguma posição você deve ter? O que não pode acontecer é que se vê a toda horas nestas redes sociais: partidarista do PSDB querendo enforcar, matar e fuzilar apenas os corruptos do PT se esquecendo dos partidos que dão arrimo ao PT, e se esquecendo também que o mensalão foi criado no governo do fhc que é do PSDB. Procure saber sobre o eduardo azeredo que até renunciou ao mandato de senador, sobre o que ele fez quando governador de MINAS GERAIS. Então tire suas conclusões Boa sorte. continuar lendo

Concordo com o Edvaldo, TODOS os partidos estão corrompidos, uns mais (PT) outros menos (PSDB) mas todos. Por isso a população está clamando por uma INTERVENÇÃO militar, para, pelo menos, fazer uma limpeza! continuar lendo

Para quem for partidarista de qualquer partido político brasileiro, notadamente, o PSDB que foi o perdedor da eleição presidencial, cujo candidato perdedor em seus discursos de campanha que iria privatizar tudo porque, segundo ele, a privatização é ótima para o Brasil, para estes partidaristas eu proclamo: eis ai a radiografia da competente iniciativa privada no Brasil que se enriquece roubando do Estado em maracutaias com políticos desgraçados que se elegem democraticamente, e cujas campanhas políticas são financiadas por empresas "competentíssimas" como as que foram relacionadas no texto. Agora eu te pergunto? continuas partidarista? se sua resposta for SIM que DEUS te proteja. continuar lendo