Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Falta de representatividade política da população é abordada em evento da OAB

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 9 anos

    Em meio à crise vivida pelo Brasil, a TV Cultura, a Assembleia Legislativa de São Paulo e a seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil organizaram um seminário para debater propostas que busquem resolver os problemas políticos e econômicos atuais.

    Na terça-feira (14/9), primeiro dia do evento, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o cientista político José Álvaro Moisés abordaram a falta de representatividade da classe política brasileira em relação à população. Segundo o parlamentar, o Brasil saiu das eleições de 2014 dividido em três: “A Dilma teve 53 milhões de votos, o Aécio teve 51 milhões de votos e 35 milhões de pessoas não votaram para presidente”.

    Nessa linha, Moisés citou as manifestações ocorridas em 2013 como exemplo dessa falta de representatividade. O cientista político também mencionou pesquisa conduzida pela Universidade de São Paulo, da qual participa, em que, em 2014, 45% e 44% dos entrevistados afirmaram que a democracia brasileira funcionaria, respectivamente, sem partidos políticos e sem o Congresso Nacional.

    “A crise de representação, embora ainda não tenha atingido profundamente as instituições, acena para um problema que pode vir a se transformar numa questão grave do sistema democrático, do funcionamento propriamente da democracia, da criação de uma base de apoio que ao não aceitar aspectos da democracia pode estar passível de ser capturada por perspectivas ou eventualmente por propostas de natureza autoritária”, disse Moisés.

    Situação x oposição
    O cientista político também afirmou que a crise atual afeta os dois lados da política: situação e oposição. Ele ressaltou o fato de o governo ...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10989
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2234
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falta-de-representatividade-politica-da-populacao-e-abordada-em-evento-da-oab/232809961

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)