Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O caso da dupla nacionalidade e seus efeitos no alistamento militar

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 9 anos

    Resgato um parecer da Consultoria-Geral da República, de 1925, que opina pela impossibilidade de detentor de dupla nacionalidade (no caso, inglesa e brasileira) obter isenção do serviço militar no Brasil. Ainda que curto na extensão, porém extenso nas reflexões e consequências, o parecer de Astolpho Rezende dá-nos aula de direito internacional, com ênfase na inexistência de reflexos de tratado não internalizado, pelo Congresso Nacional. Segue o texto:

    “Gabinete do Consultor-Geral da República — Rio de Janeiro, 15 de julho de 1925.

    Excelentíssimo Sr. Ministro da Guerra — Com o Aviso nº 2, de 13 de março do corrente ano, dignou-se Vossa Excelência de me transmitir, para que a respeito da matéria emita meu parecer, os papéis relativos ao requerimento de Norman Ferdinand Pryor pedindo baixa de seu nome no alistamento militar, pelo motivo de ser filho de pais ingleses, e ter sido registrado no Consulado Britânico como súdito inglês, e não ser, por isso, cidadão brasileiro, tendo, nesta qualidade, feito na Inglaterra o serviço militar.

    Dos documentos exibidos consta realmente: 1º) Que o nascimento do requerente, ocorrido a 4 de outubro de 1902 nesta Cidade, foi registrado a 27 de novembro do mesmo ano, por seu pai, gerente de banco, aqui residente, no Consulado Britânico. 2º) Que foi alistado para o serviço do Exército, e sorteado em 9 de setembro de 1924.

    O Sr. Capitão Herculano de Assumpção, do Gabinete de Vossa Excelência, estudando o assunto, o que fez com proficiência, diz que se trata de uma pessoa que tem uma “dupla nacionalidade”, porquanto, se pela Constituição Brasileira (art. 69, 1) é brasileiro, por ter nascido no Brasil, posto que de pai estrangeiro, uma vez que este, aqui residindo, não estava a serviço de sua nação, — é também inglês, porque segundo a lei inglesa de 1914, os filhos de pai inglês, nascidos no estrangeiro, são ingleses, enquanto não fizerem renúncia expressa da naciona...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10988
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações463
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-caso-da-dupla-nacionalidade-e-seus-efeitos-no-alistamento-militar/245823715

    Informações relacionadas

    Helena Telino, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Perda da nacionalidade brasileira por naturalização voluntária

    Brasil e Silveira Advogados, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Posso ser convocado caso aconteça uma 3ª guerra mundial?

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Jurisprudênciahá 7 meses

    Tribunal de Justiça de Goiás TJ-GO - Apelação Criminal: APR XXXXX-88.2018.8.09.0175 GOIÂNIA

    Poliany Cestari, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Me naturalizei italiano! E agora? Perco a nacionalidade brasileira?

    Diego Carvalho, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Tenho dívidas há mais de cinco anos. O banco ainda pode me cobrar?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)