Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Princípios democráticos estão em falta na magistratura brasileira

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 13 anos

    A Constituição Federal assegura que todo o poder emana do povo, exercido por seus representantes eleitos. Todavia, o Poder Judiciário não obedece a este preceito constitucional, porque os magistrados não são escolhidos pela vontade popular, mas por meio de concurso de provas e títulos.

    Os tratadistas apresentam motivações para justificar a seleção dos membros do Judiciário, mas este não constitui o tema que desenvolveremos nesse trabalho.

    Enfrentaremos, sucintamente, a prática dos princípios democráticos na magistratura brasileira.

    E a primeira particularidade destoante do que ocorre com os outros poderes, e que chama a atenção é a inexistência de um Poder Judiciário nos municípios, como acontece com o Legislativo e o Executivo, representados pelas Câmaras de Vereadores e pelos Prefeitos. É o único dos três Poderes da República que não se faz presente nos municípios, apesar de sua existência nos Estados e na União.

    Registre-se que a preocupação com o sistema judicial afeta a todos os brasileiros, porque, como já se disse, não existe poder que aja mais diretamente e habitualmente sobre os cidadãos do que o Judiciário.

    De uma maneira geral, pode-se afirmar que os princípios democráticos não são fundamentos maiores na arquitetura interna do Judiciário, apesar dos serviços externos que presta à Democracia.

    Senão vejamos.

    Os membros do Judiciário, os magistrados, são selecionados por meio de concurso público de provas e títulos, sem, portanto interferência popular, conforme preceito constitucional; além disso, a exigência para habilitar o bacharel à missão de julgar encerra-se nos conhecimentos teóricos, sem maior atenção com a experiência de vida pessoal e profissional, maturidade de espírit...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/principios-democraticos-estao-em-falta-na-magistratura-brasileira/2778581

    Informações relacionadas

    Carta Aberta publicada pela AJURIS, onde seu presidente, juiz João Ricardo, tece comentários sobre as últimas declarações proferidas pela Min. Eliana Calmon sobre a magistratura brasileira.

    Davi D'lírio, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Pesquisa nacional revela perfil da magistratura brasileira

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)