Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Sociedade unipessoal de advogado e amplo acesso a inquérito viram lei

Publicado por Consultor Jurídico
há 8 anos

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (12/1) a lei que permite a criação de sociedades unipessoais (ou individuais) de advogados. A nova figura societária dá as mesmas proteções que têm as pessoas jurídicas — como responsabilidade limitada ao valor do capital social em caso de dívidas e menor carga sobre ganhos — também ao advogado que atua sozinho. Dilma sancionou ainda a lei que obriga a presença de advogados no inquérito policial.

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, comemora. "É um dia histórico para a valorização da advocacia como instrumento de proteção dos direitos do cidadão".

A criação da sociedade individual do advogado, junto com o simples, diz ele, vai trazer ganhos tributários aos advogados de menor renda. Já o acesso obrigatório do advogado ao inquérito ou a qualquer investigação — com o direito de pedir vista dos autos e de apresentar questões em defesa do investigado — na visão do presidente da OAB, vai servir para resguardar os direitos dos brasileiros.

Sociedade unipessoal
Apesar de o Código Civil (Lei 10.406/02) permitir desde 2011 a constituição de empresa individual de responsabilidade limitada (...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10988
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações117
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sociedade-unipessoal-de-advogado-e-amplo-acesso-a-inquerito-viram-lei/296048666

Informações relacionadas

Aurelio T L Barbato, Advogado
Artigoshá 5 meses

A Sociedade unipessoal de responsabilidade limitada

Lucas Ferreira, Advogado
Modelosano passado

Reclamação Trabalhista (reconhecimento de vinculo empregatício - Acúmulo de Função - Doença Ocupacional - Horas Extras - Supressão do Intervalo Intrajornada)

OAB - Seccional Minas Gerais
Notíciashá 8 anos

Vitória da classe: sociedade unipessoal de advogado agora é lei

Pedro Henrique Keller, Estudante de Direito
Modeloshá 3 anos

Protesto antipreclusivo - Determinação de audiência presencial em tempo de Pandemia/COVID19

Renan Monteiro, Advogado
Artigoshá 4 anos

Audiência trabalhista – O protesto em audiência e o que fazer caso o magistrado se recuse a consignar em ata

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)