Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ideias do Milênio: Imannuel Wallerstein, sociólogo e professor em Yale

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 12 anos

    Entrevista concedida pelo sociólogo Immanuel Wallerstein ao jornalista Jorge Pontual , do programa Milênio , da Globo News. O Milênio é um programa de entrevistas, que vai ao ar pelo canal de televisão por assinatura Globo News às 23h30 de segunda-feira, com repetições às 3h30, 11h30 e 17h30 de terça; 5h30 de quarta; e 7h05 de domingo. Leia, a seguir, a transcrição da entrevista:

    A perda de poder dos Estados Unidos, que se tornou óbvia nos últimos tempos foi anunciada há dez anos pelo sociólogo Immanuel Wallerstein no livro O Declínio do Império Americano . Mas Wallerstein, um dos mais influentes sociólogos das últimas décadas, não se limita a vaticinar o fim de hegemonia americana. O que ele anuncia é a desintegração do sistema capitalista. Os exemplos, segundo ele, estão em toda parte. Não só na crise da economia americana, mas também na implosão, que poucos esperavam do projeto europeu. Neste entrevista ao Milênio em seu escritório na Universidade de Yale, Wallerstein fala do período em que estamos entrando, descrito por ele como de caos total, dando lugar a um novo sistema, não se sabe se melhor ou pior que o atual, e do otimismo pregado por ele, pois vivemos numa época privilegiada na qual pequenas ações individuais podem ter consequências históricas.

    Jorge Pontual O senhor acha que sua maior contribuição foi a teoria do sistema-mundo?

    Immanuel Wallerstein Acho. Eu diria que essa é minha principal contribuição intelectual.

    Jorge Pontual E há alguma maneira sucinta de explicá-la aos espectadores?

    Immanuel Wallerstein Não há uma maneira sucinta, mas permita-me delinear seus elementos essenciais. Em primeiro lugar, a maior parte das ciências sociais dos séculos 19 e 20 partiram do princípio de que o Estado era a unidade onde as coisas aconteciam. A teoria do sistema-mundo surge e afirma que, no mundo moderno, a realidade não tem acontecido nessa unidade. A unidade é algo bem mais amplo, que nós chamamos de sistema-mundo, e, em especial, o sistema-mundo moderno é uma economia mundial capitalista. Esse é um elemento básico. O segundo elemento básico é a insistência na importância da temporalidade. Isso, nós tiramos em parte, de Braudel. É a longa duração. Esses dois elementos: o elemento geográfico... A unidade de análise é a economia mundial, que não é o mundo todo, mas um mundo. Porque começa como parte do mundo e, por uma lógica própria, se amplia, até incorporar, no final do século 19, o mundo todo. Mas isso ocorreu em âmbito espacial e temporal. É algo muito controverso, mas nós acreditamos que esse sistema-mundo teve início mais ou menos, no século 16 e continua a existir ainda hoje. Acho que isso resume o ponto principal. E a teoria afirma... Acho que há outro elemento: a distinção artificial criada no século 19 entre a esfera política, a esfera econômica e a esfera sociocultural, como se elas fossem autônomas e separadas. É apenas uma propaganda do liberalismo clássico, mas não é verdade. E as inter-relações íntimas entre essas esferas e o fato de que todos nós operamos simultaneamente em todas elas é parte de qualquer maneira sensível de observar o mundo. E eu acho que há um último elemento, que retiramos de Prigogine, que é o seguinte: todos os sistemas, do universo ao menor sistema possível, têm vidas que não duram para sempre. Portanto, é preciso descobrir como elas surgiram, quais eram suas regras durante o que eu chamo de vida normal, e como elas sempre se afastam do equilíbrio, elas entram em crise estrutural, e isso... O sistema se bifurca, toma uma direção ou ou...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10988
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ideias-do-milenio-imannuel-wallerstein-sociologo-e-professor-em-yale/3031061

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)