Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Operadores do Direito prestigiam lançamento do Anuário da Justiça São Paulo

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 9 anos

    O lançamento da edição 2016 do Anuário da Justiça São Paulo foi prestigiado por operadores do Direito que se reuniram no Tribunal de Justiça paulista na noite desta quarta-feira (24/2).

    Em sua sétima edição, a publicação traz um panorama completo do funcionamento da maior corte do país, com o perfil dos 358 desembargadores e dos 95 juízes convocados em segundo grau, além de informações estratégicas sobre o tribunal — o Anuário mostra, por exemplo, que a Justiça de São Paulo está 100% informatizada e que seus componentes estão julgando mais rápido.

    Diante de uma plateia de 500 convidados, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Paulo Dimas Mascaretti, e o ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Fábio Prieto, elogiaram o lançamento do Anuário da Justiça São Paulo 2016. Convidados a compor o dispositivo de honra, os desembargadores da Justiça estadual e federal fizeram uso da palavra para comentar a importância da publicação.

    O ex-presidente do TRF-3 fez questão de exaltar a Justiça paulista e lembrou a tradição da ConJur nessa empreitada. “Fico muito contente com os anuários, esses catálogos da Justiça que estão cada vez melhores, com informação cada vez mais precisa. Quando se lança o Anuário no Tribunal de Justiça a gente deve comemorar, pois o TJ não é só o maior tribunal, mas é o mais importante, onde todos nós começamos nossa vida, são nossas referências históricas. A história de São Paulo está aqui e o Anuário da Justiça São Paulo tem uma importância muito especial”, disse Fábio Prieto.

    O presidente do TJ-SP incentivou a realização do evento, por reunir todos os operados do Direito, e disse que a publicação aproxima o Judiciário da sociedade. “O título dessa edição me parece bastante apropriado aos nossos objetivos, que é modernizar o tribunal em um momento que temos recursos escassos, mas não falta boa vontade, empenho, amor de cada um dos juízes e dos desembargadores do nosso estado. Nossa Justiça é a mais próxima do cidadão e precisa ser valorizada e respeitada. Portanto, fico feliz quando há um instrumento como o Anuário para passar a nossa mensagem, mostrar a nossa produtividade, empenho e a nossa história. Num momento como esse, de crise, temos de estar unidos”, declarou Paulo Dimas.

    O atual corregedor-geral da Justiça de São Paulo, Manoel Pereira Calças, embora não tenha discursado, fez questão de comentar à reportagem. “O Anuário é uma publicação imprescindível. Esclareço de uma forma que pode não parecer muito elegante, mas na medida em que o nosso tribunal se agigantou, temos 360 desembargador e mais um número enorme de juízes auxiliares, os mais velhos como eu, que tem RG antigo, tem alguma dificuldade de gravar a imagem de todos. Até porque ficamos presos no trabalho e temos pouco contato no dia a dia. Então, saber quem é quem, via fotografia, via as informações que são publicadas para mostrar quem são os desembargadores, é importantíssimo. Na minha campanha para a Corregedoria-Geral da Justiça, foi o instrumento mais importante que tive para acessar todo o colégio eleitoral. Só isso é necessário para expressar a relevância do Anuário da Justiça”, completou Calças.

    Desembargadores da corte, advogados e autoridades presentes também comentaram sobre o Anuário.

    Miguel Brandi, integrante da 7ªCâmara de Direito Privado
    "O Anuário é fundamental porque presta informações para nós mesmos. Nós também o consultamos para identificar algumas situações e colegas. Para o público externo, também é muito importante. Claro que não é possível incluir todas as posições dos desembargadores, mas é um importante trabalho, que oferece as informações essenciais".

    Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti, desembargadora da 30ª Câmara de Direito Privado e integrante do núcleo de resolução de conflitos do TJ-SP
    "O Anuário aproximou o Judiciário e os advogados de forma muito positiva e simpática. É didático, apresenta leitura agradável, é resumido, gostoso de ver. A fotografia faz muita diferença porque até entre os colegas a gente às vezes faz confusão, em meio a quase 400 desembargadores. Para os advogados também é bom saber para quem vão entregar memoriais. A linha de posição jurisprudencial de cada desembargador também é relevante. É claro que é possível fazer uma pesquisa, mas a ConJur facilita esse trabalho com o Anuário, de uma maneira agradável".

    Paulo Alcides Amaral Salles, desembargador da 6ª Câmara de Direito Privado e da 2ª Câmara de Meio Ambiente, comentou: "O Anuário é de uma importância fundamental. Primeiro porque passa e mostra para a sociedade e para todos aqueles que lidam com o Direito o que o Judiciário e as pessoas que a compõem. É difícil saber quem são e como pensam essas pessoas e o Anuário permite que qualquer pessoa, de qualquer nível, tenha essa proximidade e contato com o Judiciário. Esse trabalho faz com que as pessoas passem a enxergar o Judiciário com uma visão mais humana.

    Eduardo Azuma Nishi, desembargador da 25ª Câmara de Direito Privado, declarou:"O Anuário é um instrumento de referência muito importante, porque mostra todos os integrantes do tribunal e suas posições. É uma publicação bastante útil e...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10991
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operadores-do-direito-prestigiam-lancamento-do-anuario-da-justica-sao-paulo/308347871

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)