Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ABA analisa prós e contras do uso de softwares na nuvem e no computador

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 12 anos

    Em um universo de 200 advogados, apenas 3% utilizam a computação em nuvem no trabalho cotidiano, de acordo com uma enquete feita pelo especialista em aplicativos jurídicos e colunista da revista ConJur, Alexandre Atheniense, durante um debate em São Paulo na Gestão Jurídica Empresarial (GEJUR). A enquete, informal, mas representativa, mostra que, até agora, apenas uma pequena parcela dos advogados decidiu experimentar as utilidades dessa tecnologia para a prática, como as de gestão de documentos, gestão de casos e de clientes, armazenamento e back-ups de documentos e tantas outras.

    O fato é que a adoção de novas tecnologias se processa de forma lenta e gradual, na maioria dos casos. E sempre há resistências a novas tecnologias. Nos Estados Unidos, berço de muitas tecnologias que ganham o mundo, não é diferente. Na época em que os PCs (Personal Computers) se popularizaram, ainda havia tantos americanos resistentes à computação, que se popularizou a expressão "computer resistant". A tecnologia da computação em nuvem está mais ou menos no mesmo estágio.

    Por isso, a American Bar Association (ABA a Ordem dos Advogados dos EUA) promoveu um seminário na Web (webinar) para discutir o impacto da computação em nuvem na prática da advocacia. O maior destaque do webinar, do qual participou virtualmente o articulista da ConJur,Alexandre Atheniense, foi o inevitável tema dos "Prós e Contras da Nuvem".

    Mas a discussão se limitou a comparar os pontos positivos e negativos do uso de softwares instalados na nuvem versus o uso de softwares instalados no computador. Não discute as utilidades da computação em nuvem para as firmas de advocacia.

    Conheça os prós e contras apontados pela ABA com comentários do articulista da ConJur Alexandre Atheniense:

    Software instalado versus software na nuvem - prós e contras

    Softwares "baseados na Web" (mais comumente qualificados de "baseados na nuvem") estão se tornando rapidamente mais comuns, com a expansão da computação móvel, maior segurança e a tranquilidade de manter um back-up de tudo fora do sistema do escritório. É a melhor solução? Isso depende das necessidades, do orçamento para a TI e do nível de conforto de cada um com as novas tecnologias.

    E...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10986
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aba-analisa-pros-e-contras-do-uso-de-softwares-na-nuvem-e-no-computador/3150369

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)