Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mérito de denúncia contra Temer cabe a comissão especial, e não a Cunha

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 8 anos

    De acordo com o autor do pedido de impeachment protocolado dia 30 de março de 2016 contra o vice-presidente em exercício, o fato de Michel Temer ter assinado quatro decretos de crédito suplementar sem autorização do congresso, mesma espécie de decreto que consta como um dos três fundamentos do pedido de impeachment em andamento contra a presidente Dilma Rousseff, significa que também ele, o vice, teria atentado contra a lei orçamentária, sendo devido a abertura do mesmo procedimento em seu desfavor.

    O presidente da Câmara, ao analisar o pedido de impeachment de Temer, apesar de declarar sua validade sob o aspecto formal, entendeu que, em razão das datas dos decretos, todos anteriores à revisão orçamentária, eles não teriam potencialidade para descumpri-la, considerando o pedido insubsistente e determinando seu arquivamento.

    Em resposta, o autor do pedido ajuizou perante o STF o Mandado de Segurança 34.087, distribuído ao ministro Marco Aurélio. Entendeu o ministro que Cunha extrapolou a análise meramente formal da peça e adentrou indevidamente no mérito da questão do pedido de impeachment, usurpando competência constitucional exclusiva da comissão especial. Determinou que Cunha receba imediatamente a denúncia com a formação de comissão especial, nos termos dos artigos 19 e 20 da Lei 1.079/1950 (Lei do Impeachment).

    Para Cunha, conforme manifestado em entrevistas, o fato de a petição de impeachment estar formalmente válida não é suficiente para determinar o seu recebimento, cabendo a ele, sozinho, fazer, além da análise formal, análise dos documentos e das acusações lá contidas, tendo competência para arquivar a peça de acordo com sua convicção. Completa d...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10988
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/merito-de-denuncia-contra-temer-cabe-a-comissao-especial-e-nao-a-cunha/326393160

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)