jusbrasil.com.br
29 de Março de 2020

Governantes devem optar pela prevenção em vez da repressão, diz Guilherme Nucci

Consultor Jurídico
Publicado por Consultor Jurídico
há 3 anos

As autoridades governantes são as principais responsáveis pelo desatino atual da política criminal, optando por um critério de repressão (sempre atrasado em face do crime) em lugar do fator de prevenção (muito mais eficiente). A opinião é do professor e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Guilherme Nucci.

Em artigo, o autor do livro Direitos Humanos Versus Segurança Pública* aponta a importância dos grupos de defesa dos direitos humanos e afirma que o uso de armas de grosso calibre pelos criminosos não autoriza a polícia a eliminá-los.

"Quem pretende isolar no cenário do direito os 'grupos de direitos humanos', como se fossem apoiadores do crime, é obtuso, cego à realidade. O mesmo se pode dizer daqueles defensores dos direitos humanos cuja visão se volta a sustentar que a defesa da segurança pública é um atraso ou atitude reacionária", afirma.

*Leitores da ConJur têm desconto de 15% ao comprar o livro Direitos Humanos Versus Segurança Pública e todas as outras obras publicadas pelo Grupo GEN. Para isso, basta preencher o campo "Cupom de Desconto" com a palavra "CONJUR", ao efetuar a compra.

Leia o artigo:

Segurança pública: um dever de todos

Sentir-se seguro significa estar confortável, livre de preocupações, envolto na sensação de bem-estar. Não por acaso, o termo segurança foi adicionado a outros, fazendo nascer a segurança jurídica (ter o cidadão a certeza de que o Estado não poderá prejudicá-lo sem lei, nem voltar-se contra o...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)