Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

É ilícita prova de aborto obtida por denúncia de médico, diz TJ-SP

Publicado por Consultor Jurídico
há 6 anos

São ilícitas as provas obtidas mediante violação de sigilo médico, por profissional que denuncia caso de aborto. Com esse entendimento e por maioria de votos, a 15ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo trancou ação contra uma mulher de 21 anos que foi denunciada com base em relatos da própria médica que a atendeu em um hospital público.

A ré foi acusada de ingerir medicamento para provocar aborto. Quando passou mal, ela foi levada ao hospital por uma tia, que recebeu da médica um documento e a orientação de procurar um distrito policial. Trata-se da guia de encaminhamento de cadáver, na qual constava informações sobre o aborto cometido pela jovem.

As defensoras públicas Ana Rita Souza Prata e Paula Sant’Anna Machado de Souza, coordenadoras do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, ...

Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

  • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
  • Publicações119348
  • Seguidores10988
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações338
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-ilicita-prova-de-aborto-obtida-por-denuncia-de-medico-diz-tj-sp/555424933

Informações relacionadas

Gisanne de Oliveira, Advogado
Artigoshá 2 anos

Médico pode denunciar paciente que realizou aborto?

Kharol Albuquerque, Advogado
Artigoshá 10 meses

Médico PODE denunciar aborto de paciente?

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Acho justo! Interessante decisão. continuar lendo

Isso ai, a quando você acha que a Justiça brasileira começa a evoluir ela da um tropeço desses, "todas as provas são ilícitas, então vamos cagar pro aborto que ocorreu", sinceramente, isso faz bater um desânimo.... continuar lendo

Vamos prender uma mulher, isso sim vai resolver as coisas. continuar lendo

@dudupagliaroni talvez não resolva, mas no país em que eu moro a prática do aborto não abarcada nas permissivas legais ainda continua sendo crime contra à vida.

A lógica é simples: quem cometer crime deve ser punido. continuar lendo

Não é prender pelo fato mulher, e sim condenar um crime continuar lendo

E qual será o bem pra sociedade ao ver uma pessoa que não apresenta perigo ser presa? A criminalização do aborto é um absurdo jurídico. continuar lendo

Beleza então, se formos pensar assim só condenaremos os crimes que fazem mal pra sociedade, foda-se o resto né, vamos chegar no tribunal e o juiz vai perguntar pro promotor "ele fez de ruim pra sociedade como um todo??"
No meu ver, não há lesão do bem coletivo no aborto, ma há crime sim. E se pensarmos seguindo esse seu raciocínio, você mata um cara solteiro que mora só, desempregado e ninguém depende dele e o assassino será inocentado.
Sou contra aborto em qualquer espécie pois hoje há camisinha, pílula do dia seguinte, vasectomia e o baralho de asa, quem engravida por ato carnal voluntário não deve ter direito a aborto salvo os caso de falta de atividade cerebral.

Aborto é e deve ser crime continuar lendo

Lixo de decisão! O que vale mais: o direito à vida ou o sigilo médico? Para os ativistas ideológicos a resposta é o sigilo médico.

Lendo no conjur fica nítido o porquê da decisão ter sido essa, a relatora é mais do que uma magistrada, é uma ativista de toga.

O que essa espúria decisão diz é que o sigilo médico vale mais do que a vida humana, esta já banalizada por por decisões oriundas desses mesmos ativistas de toga. continuar lendo