Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Telebras entrega à Justiça cópia de contrato com a Viasat para uso de satélite

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 6 anos

    Atendendo a uma determinação judicial, a Telebras entregou à Justiça Federal do Amazonas uma cópia da íntegra do contrato firmado com a empresa norte-americana Viasat. Por determinação liminar, o contrato está suspenso até que a questão seja julgada.

    A juíza Jaiza Maria Pinto Freixe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, havia determinado que as empresas depositassem R$ 5,1 milhões em juízo, como multa por descumprimento de ordem judicial, nesta segunda-feira (28/5), quando vencia o prazo dado para exibir o documento.

    As empresas já haviam entregue uma cópia ao TRF-1 anteriormente, mas haviam escondido informações que consideram sigilosas. Em comunicado nesta segunda-feira, a Telebras criticou o vazamento de informações do processo, que corre em sigilo, e disse esperar "que dados comerciais do contrato não sejam expostos ao mercado, podendo causar danos comerciais e econômicos irreparáveis à estatal".

    No centro da disputa está o contrato para que a capacidade integral da Banda Ka do Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas SGDC-1, pertencente à Telebras, seja explorada pela Viasat, empresa 100% estrangeira, para que esta ofereça serviços e equipamentos que garantam acesso à internet de banda larga de qualidade em todo o território nacional.

    O lançamento do SGDC-1 ocorreu em 4 de maio de 2017, e as pesquisas e investimentos no projeto custaram aproximada R$ 3 bilhões. O equipamento tem duas capacidades: uma militar, denominada Banda X (cedida ao Ministério da Defesa por contrato de uso de 15 anos), e uma civil, a Banda Ka, para exploraç...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores10982
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações220
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/telebras-entrega-a-justica-copia-de-contrato-com-a-viasat-para-uso-de-satelite/583411521

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)